Instituto desenvolve sensor alimentado por ondas de rádio do ambiente

1 min de leitura
Imagem de: Instituto desenvolve sensor alimentado por ondas de rádio do ambiente

(Fonte da imagem: Fraunhofer Institute)

O Instituto Fraunhofer desenvolveu um novo sistema wireless para o monitoramento de janelas. O dispositivo é instalado no mecanismo de fechamento da janela e ele é capaz de transmitir a informação caso elas estão abertas (distantes) ou fechadas (unidas). Com isso, o proprietário não teria mais que se preocupar se esqueceu de trancá-las antes de sair.

A ideia do fechamento automático de janelas não é a grande novidade aqui. Esse tipo de sistema já existe, mas normalmente envolve fios, possui uma instalação difícil e alto custo de manutenção. O aparelho do Instituto Franhoufer é completamente wireless e também não requer alimentação solar ou baterias para o seu funcionamento.

Funcionamento

O sistema é carregado por ondas de rádio extraídas do ambiente à volta da casa. Além disso, em vez de o aparelho ser instalado diretamente nas janelas, ele é discreto e colocado apenas no ponto de contato entre elas. O sensor detecta a posição do fecho da janela para interpretar se ela está fechada ou aberta.

Ele também é capaz de perceber se a janela está ou não trancada. Além do sensor de contato, cada cômodo teria uma espécie de controlador. Esse aparelho tanto recebe as informações do posicionamento das janelas, quanto é capaz de fornecer energia ao sensor por meio das ondas de rádio.

Além disso, o controlador tem a função de transmitir ao dono da casa os dados recebidos do sensor para um software que pode ser acessado a partir de um smartphone (no entanto, para isso seria necessário também uma conexão DSL). Com isso, o aparelho também poderia ser operado por acesso remoto.

Para o instituto, essa é apenas uma primeira etapa do projeto. Futuramente, eles pretendem integrar esse tipo de sensor em outros aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.