Review: fone de ouvido Sennheiser OCX 686G SPORTS

3 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Sennheiser OCX 686G SPORTS

Conhecida pela fabricação de fones de ouvido de alta qualidade, a Sennheiser tem diversificado sua linha de produtos nos últimos anos. Além de continuar atendendo a demanda dos audiófilos, a empresa passou a trabalhar com dispositivos voltados a universos como os dos jogos eletrônicos e daqueles que não dispensam ouvir música durante a prática de esportes.

O OCX 686G SPORTS é um dos produtos mais recentes dessa segunda categoria, oferecendo um produto portátil e resistente para quem está sempre em movimento. Com um design compacto e materiais de alta qualidade, o acessório é uma boa opção para ser usado na academia ou durante caminhadas e corridas.

Design

O design do OCX 686G SPORTS é bastante familiar a qualquer pessoa que já tenha visto um fone de ouvido voltado à prática de esportes. Apresentando conexões em silicone que entram no canal auditivo do usuário (o famoso in-ear), o dispositivo apresenta saídas de som que se encaixam à parte traseira da orelha para garantir uma maior estabilidade durante a realização de movimentos.

Essa área do acessório possui características flexíveis, o que assegura um encaixe confortável em diferentes tamanhos de cabeça. A embalagem contém um total de seis proteções de silicone em três formatos diferentes, o que também contribui para garantir uma experiência de uso mais adaptada a suas preferências pessoais.

Outro aspecto que chama atenção no dispositivo é o controlador de volume que também serve como botão Play/Pause e que apresenta compatibilidade com aparelhos Android, funcionando de forma limitada com dispositivos iOS. Para completar, um pequeno clipe assegura que o cabo do dispositivo não vai ficar se mexendo excessivamente enquanto você está correndo ou fazendo movimentos rápidos.

Desempenho

O OCX 686G possui uma qualidade sonora bastante surpreendente para um produto de seu formato. Embora a reprodução de músicas não ocorra de forma tão rica quanto em um dispositivo do estilo “over the ear”, o mero fato de você conseguir identificar facilmente qualquer elemento de uma música já torna o acessório uma opção mais completa do que a maior parte dos concorrentes desse segmento.

O produto da Sennheiser privilegia claramente os tons graves, algo que é compreensível em um dispositivo voltado a “dar mais energia” para seus usuários. Ou seja, caso você goste de ouvir estilos como música eletrônica ou música pop enquanto pratica exercícios, o fone de ouvido é ótimo para dar uma ênfase maior à “batida” de suas canções.

O acessório também reproduz bem tons agudos, mas peca um pouco na transmissão de frequências médias. Dessa forma, músicas que apostam em uma mixagem mais complexa ou em uma quantidade maior de instrumentos podem parecer um pouco “apagadas” quando você usa o produto da Sennheiser.

O aspecto que mais chama atenção no OCX 686G é o conforto que ele proporciona. Mesmo após uso contínuo, o dispositivo não provoca qualquer espécie de incômodo às orelhas, seja em sua parte externa ou no canal auditivo — grande parte disso se devendo à opção de a fabricante em usar materiais macios e ligeiramente flexíveis.

O controlador de volume integrado e o microfone também atuam de forma eficiente, permitindo que você realize diversas ações sem ter que tirar seu smartphone ou reprodutor de MP3 do bolso. Quem sai perdendo nesse sentido são os usuários de produtos Apple, visto que funções como alterar a intensidade sonora não funcionam direito nos aparelhos da empresa.

Outro problema que percebi durante o uso é o fato de que o fone de ouvido não fica fixo da maneira que eu esperava. Dessa forma, não raras vezes me vi obrigado a realizar pequenos ajustes nele porque as saídas de som ficavam escapando do canal auditivo após determinado tempo de uso — algo que ocorreu independente da proteção de silicone utilizada.

Vale a pena?

Quem procura um fone de ouvido para a prática de exercícios que faça muito mais do que simplesmente “quebrar o galho” tem no OCX 686G SPORTS uma ótima opção. Com uma qualidade sonora surpreendente para um dispositivo de sua categoria, o produto tem no conforto proporcionado sua principal arma contra a concorrência.

Também ajuda muito o fato de o acessório ser construído com materiais que evitam a proliferação de bactérias e que resistem à ação da água. Assim, quem costuma praticar muitos exercícios não vai ter que se preocupar em ter que fazer a manutenção constante para se assegurar de que ele está funcionando da maneira devida.

O fator que contribui um pouco contra o produto é seu preço: um pouco difícil de encontrar no Brasil, o OCX é vendido por um valor médio de US$ 110 no exterior. Embora isso seja compatível com a qualidade apresentada pela Sennheiser, essa quantia deve afastar muitos consumidores em potencial, que podem preferir optar por modelos mais acessíveis do ponto de vista financeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.