Estudo revela comportamento de usuários com base em 10 milhões de senhas

1 min de leitura
Imagem de: Estudo revela comportamento de usuários com base em 10 milhões de senhas

Há algumas semanas, Mark Brunett, pesquisador na área de segurança, disponibilizou um arquivo com nada menos que 10 milhões das senhas mais usadas nos últimos anos. O estudo exigiu a retirada de informações de várias fontes e resultou em um arquivo de texto gigantesco e que contém todos esses códigos.

Com base nessas 10 milhões de senhas compartilhadas por Brunett, outro pesquisador criou alguns gráficos que mostram como é o comportamento do usuário em relação aos seus códigos. O resultado é interessante e mostra como a concepção de um password sempre acaba seguindo algum padrão, o que pode ser algo bom ou completamente desastroso.

O uso dos anos nas senhas

O gráfico a seguir mostra o uso dos anos com quatro dígitos dentro da gigantesca margem de 10 milhões de senhas divulgadas. Na vertical, é exibia a quantidade em porcentagem que determinado período aparece dentro da amostragem. Na horizontal, os anos utilizados para a composição do gráfico.

Distribuição dos anos nas senhas.

É interessante notar o pico existente no ano de 1987, período que compreende as pessoas que hoje possuem 28 anos e compõem a maior fatia de usuários da internet. Já o ano 2000 provavelmente aparece na lista por ser um número fácil de ser lembrado.

O uso de dígitos nas senhas

O próximo gráfico revela a presença dos números nas 10 milhões de senhas compartilhadas. O “0” está presente em 42% dos códigos, seguido bem de longe pelo “6” (9,6%), “2” (9,4%) e “1” (8,9%).

O uso de dígitos nas senhas.

Sequência de dois dígitos mais usada

A sequência “12” é a mais usada, seguida por “11” e o curioso “69”.

Sequência de dois dígitos nas senhas.

Sequência de três dígitos mais usada

A sequência “123” é a mais usada, seguida por “666” e “777”.

Sequência de três dígitos nas senhas.

Para mais gráficos construídos com base nessas 10 milhões de senhas compartilhadas, acesse este link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.