Aproveite: agora o aplicativo LastPass é completamente gratuito

2 min de leitura
Imagem de: Aproveite: agora o aplicativo LastPass é completamente gratuito

É quase impossível lembrar caracteres especiais, letras e números de senhas em todos os sites e aplicativos que você usa no computador ou no celular. Mas, os gerenciadores de senha estão aí pra isso, pra ajudar a desocupar sua memória sem precisar ficar quebrando cabeça para lembrar o login de acesso em algum serviço.

O problema é que a maioria dos gerenciadores de senha, mesmo possuindo ótimos recursos na versão gratuita, geralmente limitam a sincronização dos dados a apenas um aparelho, para usuários que não pagam pelo serviço.

Nem tudo está perdido; o LastPass agora permite o acesso a múltiplos dispositivos gratuitamente. Ou seja, você pode instalar a extensão no Chrome, instalar o app no celular e no tablet e ter acesso a todos as senhas sincronizadas no LastPass sem precisar de uma assinatura premium.

Essa provavelmente é uma estratégia interessante, já que não faz o menor sentido ter um gerenciador de senhas, mesmo que gratuito, e não poder acessar as senhas em todos os aparelhos ou ter que ficar reproduzindo elas cada vez que acessar em um gadget diferente.

A versão premium ainda continua lá, oferecendo todos os recursos por $12/ano - investimento que não é muito alto levando em conta as opções de compartilhamento de senha com até 5 membros da família, autenticação em dois fatores, 1GB de armazenamento criptografado e outros recursos. Porém, para manter a versão gratuita, agora os usuários passarão a ver anúncios na parte inferior do aplicativo.

E a segurança?

Pode parecer um paradoxo, mas a preocupação de muitos usuários na hora de ingressar em serviços de armazenamento de senhas é com a segurança. E não é pra menos, se uma pessoa mal intencionada tiver acesso a alguma brecha no sistema, todos os seus dados estarão expostos.

E isso aconteceu. Apesar de oferecer criptografia AES de 256 bits, ano passado o LastPass sofreu um ataque que expôs informações de alguns usuários. Mesmo assim o ataque foi rapidamente detectado e impedido. Além disso, avisos foram enviados para os usuários que poderiam ter sido afetados pela investida. A empresa também tem trabalhado para encontrar e resolver falhas de segurança antes de causarem problemas.

Seja como for, confiar na memória pode não ser a alternativa mais segura para guardar as suas senhas, não é mesmo? A menos que você prefira usar como senha padrão em todos os serviços a data de aniversário do seu gato ou senhas fracas que podem, sem muita dificuldade, ser quebradas, colocando em risco a segurança das suas contas, os gerenciadores de senha podem ser uma opção válida para manter a segurança dos seus dados, mesmo que não sejam absolutamente invioláveis.

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem encaminhar seus conteúdos para o TecMundo. As matérias publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.