Viciados em selfies passam a se achar menos bonitos em outras fotos

1 min de leitura
Imagem de: Viciados em selfies passam a se achar menos bonitos em outras fotos

Pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) estão tentando provar uma teoria bem curiosa. De acordo com um estudo realizado pelos especialistas da instituição, existe uma relação direta entre a autoestima e a proporção de selfies que uma pessoa publica.

Eles dizem que estas pessoas precisam de controle de tudo para que se sintam bem nas imagens. Em resumo: os selfie-takers (as pessoas que mais tiram selfies) seriam pessoas que acham que são mais bonitas quando podem tirar suas próprias fotos do quando saem em fotos dos outros.

Isso porque em selfies eles conseguem controlar a luz, as expressões e até mesmo os momentos exatos das fotografias. Depois de tirar várias seguidas, conseguem encontrar a ideal e deletar as que não agradam. Algo que não pode ser feito com imagens capturadas por outras pessoas.

Selfies e mais selfies

Como foi feito o estudo?

Os psicólogos de Toronto pediram para que cerca de 1.000 selfie-takers tirassem fotos de si mesmos e depois avaliassem suas fotos com notas relacionadas ao quanto elas são atraentes. Eles também pediram para que o mesmo fosse feito com fotos mais genéricas, nas quais os entrevistados viam a si mesmos em fotos tiradas por outros.

Depois disso, 178 avaliadores independentes (também voluntários) foram chamados para fazer a avaliação das fotografias capturadas pelos outros. Para o CNET, os pesquisadores disseram: "Os selfie-takers se percebem mais atraentes em suas fotos do que nas fotos de outras pessoas, mas os outros entrevistados se veem da mesma forma em todos os retratos".

As pessoas se veem mais bonitas nas fotos tiradas por elas mesmas

Exatamente isso! Para as pessoas que veem tudo de fora, os rostos eram igualmente atraentes em qualquer tipo de fotografia. Ou seja: a modificação do resultado só valia para os próprios selfie-takers. O que não sabemos é se essas pessoas se acham "mais bonitas do que são" nas selfies ou "menos bonitas do que são" em outras fotos. Será que isso é uma regra geral ou se trata de uma grande coincidência vista no estudo?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.