7 editores de vídeo para você usar no Windows 10

4 min de leitura
Imagem de: 7 editores de vídeo para você usar no Windows 10

Se você passa muito tempo em frente ao computador, certamente já pensou em como seria poder editar os seus próprios vídeos para fazer vlogs, montagens e outras edições divertidas para compartilhar com os amigos na internet.

Atualmente, há muitos editores de vídeo disponíveis para os computadores com Windows 10, e muitos deles são bem mais simples do que a grande maioria imagina. É claro que também há funções profissionais e complexas, criadas para fazer com que os editores consigam dominar qualquer transição, efeito ou corte de câmera.

Está curioso para conhecer alguns dos editores mais legais da atualidade? Então confira agora mesmo a nossa lista e experimente os softwares para encontrar o que melhor se encaixa em suas necessidades. Será que você pode ser um editor de sucesso?

1. Vegas

Ele já foi chamado de Sony Vegas, mas hoje atende somente pelo segundo nome. Criado para editores profissionais, o software é bem reconhecido pelas possibilidades que traz para quem é fanático por ajustes de áudio — pois ele permite configurações bem avançadas em profundidade de notas, linhas e espectros sonoros. Há até mesmo um equalizador profissional integrado ao software da Sony.

Para o vídeo propriamente dito, o aplicativo traz suporte para altas resoluções e funcionalidades drag-and-drop. Um ponto bem legal do Vegas Pro está no fato de que ele se comunica muito bem com outros editores de vídeo. Dessa forma, ele pode exportar não somente vídeos em diversos formatos, mas também projetos prontos para serem trabalhados em outros softwares — incluindo alguns bem conhecidos que são usados para a criação de efeitos especiais.

2. Movavi Video Editor

O Movavi Video Editor é um editor de vídeos para Mac e Windows conhecido por sua variedade de recursos e pela simplicidade do uso de suas ferramentas. Com elas, a criação de vídeos com aparência profissional é consideravelmente rápida, o que é certamente um ponto favorável aos usuários menos experientes.

editor

A personalização dos vídeos, por meio das transições e efeitos especiais, possibilita a criação de filmes com aspecto profissional e com excelente definição, algo muito levado em conta por quem, por exemplo, faz edições para vídeos do YouTube. O download do Movavi Video Editor é gratuito e pode ser realizado no próprio site do programa.

3. Cyberlink PowerDirector

Talvez você não precise de efeitos e técnicas tão profissionais, não é mesmo? Pois então você pode se adequar melhor à utilização de softwares um pouco mais simples e que são destinados às edições rápidas e intuitivas. Se esse é o seu caso, existem algumas ferramentas bem legais, e um dos melhores exemplos da atualidade é o PowerDirector da Cyberlink — um programa dividido em duas grandes ferramentas.

Existe a função Full Feature Editor — que reúne grandes ferramentas —, e outra chamada Easy Editor, que é a mais simples. Nesta seção, você encontra uma série de templates e filtros automáticos que podem fazer todo o trabalho pesado por você. Com isso, qualquer pessoa consegue fazer vídeos de apresentação e outras edições básicas com pouco tempo de aprendizado. Um ótimo aliado para quem não precisa de ferramentas profissionais.

4. Windows Movie Maker

Outra opção descomplicada e excelente para edições simples, o Windows Movie Maker pode até sofrer um pouco de preconceito, mas é uma grande mão na roda dos usuários. Se você precisa de uma ferramenta para unir dois vídeos criados com uma GoPro, por exemplo, não precisa de mais do que vai encontrar na ferramenta da Microsoft. Ele também é bem competente para a criação de transições e outros ajustes simples.

Vale dizer também que o Windows Movie Maker conta com um bom sistema de compartilhamento direto com redes sociais e serviços de armazenamento — incluindo o Facebook, o OneDrive e o YouTube. Um dos pontos negativos dele está nos formatos suportados para a importação, mas isso não será um problema para os usuários que fizerem a importação a partir das principais câmeras ou smartphones do mercado.

5. AVI ReComp

Este aplicativo está nessa lista por uma função específica. Ele é tão simples quanto o Movie Maker, mas traz uma ferramenta a mais e que pode facilitar a vida de muitos usuários: a edição e aplicação rápida de legendas. Isso mesmo, um dos grandes destaques do AVI ReComp está no fato de que ele permite a inserção de marcas e legendas com rapidez e qualidade.

6. Adobe Premiere

É impossível fazer uma lista sobre editores de vídeo e não falar sobre o Adobe Premiere. Este aplicativo é completamente profissional e possui muitas ferramentas de alto nível para que os editores consigam fazer seus trabalhos com qualidade e fluidez. É preciso dizer que os recursos disponíveis no Premiere são capazes de fazer qualquer edição profissional com sucesso.

Entre os grandes destaques do software estão recursos que permitem a edição de cores de uma forma bem dinâmica; sistema de transcodificação para mídias de vários formatos e suporte até mesmo para filmagens 8K. Também existe muita facilidade na conexão entre o Premiere e o After Effects — software que permite a adição de efeitos especiais aos vídeos.

7. Lightworks

Existem duas versões do Lightworks, mas hoje vamos nos dedicar a falar sobre a gratuita. O software é uma ótima ferramenta para quem precisa editar vídeos de um modo rápido e descomplicado — uma vez que o grande diferencial dele está justamente na otimização para o aumento de velocidade, desde a aplicação de filtros e efeitos até a renderização dos conteúdos criados ali.

O Lightworks traz suporte para a edição multicâmera, permitindo uma melhor interação entre os vídeos capturados com diferentes fontes. Ele ainda garante bons resultados de inserção de textos, integração com um software de efeitos especiais (Boris FX), aplicação de filtros em tempo real e exportação dedicada a serviços online.

.....

Qual é o seu editor de vídeo favorito? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.