Os 6 melhores apps para substituir a galeria padrão do seu smartphone

5 min de leitura
Imagem de: Os 6 melhores apps para substituir a galeria padrão do seu smartphone

Apesar de todos os smartphones virem de fábrica com uma galeria de fotos integrada, muitas vezes este app não é suficiente para as suas necessidades — falta uma divisão por álbuns que seja personalizável ou, muitas vezes, o sistema de visualização é limitado.

Quando isso acontece, você precisa encontrar uma nova solução com mais recursos, mas as opções são variadas e é difícil saber por onde começar a buscar. Para facilitar a sua vida, o TecMundo preparou essa seleção com várias galerias alternativas para o seu smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Galerias mostrando as suas melhores fotos em destaque, busca por por data ou local, reconhecimento facial, sincronização simples com serviços online e muitas outras vantagens podem ser encontradas nesses apps. Por ser um sistema mais aberto para esse tipo de personalização, a maior parte dos apps está disponível apenas para o Android, contudo existem algumas opções para o iOS também.

Piktures (Android)

Essa galeria é uma opção das mais robustas para o Android, contando com um visual impecável e várias opções de organização. Você pode acessar os álbuns por pastas, como na galeria nativa do sistema ou separar por data ou local. Se você deixa a geolocalização das suas fotografias ativada, ele separa automaticamente os itens de acordo com a cidade na qual você estava.

Dessa forma, para acessar as fotos de uma viagem, basta deslizar o dedo para a esquerda e abrir a aba lateral, que traz álbuns automáticos. Você pode também ver as fotos tiradas por dia, basta clicar no calendário na parte de cima. O Piktures tem várias opções de personalização, que incluem ocultar álbuns privados da timeline e escolher o número de colunas da grade de fotos, por exemplo.

Clique aqui para fazer o download deste aplicativo pela Play Store.

Google Fotos (Android e iOS)

Esta galeria pode ser acessada para ver as suas imagens offline ou, se você preferir, você pode usar o app para fazer backup de todas as fotos, de forma ilimitada, para economizar espaço no celular e manter os seus documentos seguros e sincronizados entre os seus dispositivos. Com este app você pode visualizar as fotos por álbum ou data, com um visual minimalista e cheio de atalhos por gestos.

Além de mostrar as fotografias do seu aparelho, o Google Fotos também mostra os álbuns que você tem no G+. Isso já acontece na galeria nativa do Android, mas, com esse app, a interface para fazer isso é bem mais simples e intuitiva.

Quando você sincroniza as suas fotos, este app sugere várias montagens e edições automáticas para as suas fotos, que você pode salvar ou rejeitar na coluna “Assistente”. As fotos que forem sincronizadas podem ser acessadas também pelo navegador, não apenas no aplicativo.

O Google Fotos pode ser baixado pela Play Store ou pela App Store e é gratuito.

MyRoll (Android)

O MyRoll é um aplicativo para visualizar as suas fotos de um jeito especial: ele transforma imagens tiradas em um mesmo dia em álbuns que você pode editar e visualizar em forma de slideshow. Além disso, ativando o Modo Inteligente, ele mostra uma coleção com as suas melhores imagens e oculta da lista itens escuros demais, tremidos ou sem foco.

Este aplicativo é gratuito, porém ele traz alguns banners que só podem ser retirados quando você compra a versão completa da galeria, que custa quase 10 reais. Para justificar esse preço, o MyRoll traz um sistema bem inteligente de organização e permite sincronizar também com os seus álbuns do Google, da mesma forma que o Google Fotos.

O MyRoll pode ser baixado apenas na Play Store — uma versão para o iOS foi lançada, mas não existe mais na loja da Apple.

QuickPic (Android)

A principal vantagem do QuickPic é que, com essa galeria, você pode ver absolutamente todas as fotos que estão armazenadas no seu celular, não apenas as que são mostradas na galeria padrão. Por exemplo, se você usa o Telegram, pode ver as imagens e gifs recebidos, não apenas o que você mandou.

Este app permite separar as suas fotografias por data ou por pasta. Dessa forma, você pode ver todas as imagens juntas em álbuns automáticos, o que facilita bastante se você quiser ver apenas os registros que foram feitos em uma viagem ou festa. Antes de compartilhar qualquer foto, use o editor integrado para cortar e fazer alguns ajustes.

O QuickPic pode ser baixado na Play Store e é completamente gratuito, não possuindo itens pagos ou banners.

Tidy (Android e iOS)

O Tidy é uma coleção de álbuns completamente personalizável: você pode criar novas pastas para colocar coleções de fotos, pode autorizar a criação automática de álbuns por data e pode ver as suas fotografias em slideshow. Ele funciona completamente por comandos e gestos, sendo que um tutorial no começo explica tudo o que você precisa saber.

Os álbuns são montados de forma automática, mas você pode mover fotografias de uma pasta para outra e criar novas pastas para organizar as imagens como você preferir. Por exemplo, é possível criar um álbum só para guardar os registros dos seus animais de estimação, sendo possível adicionar rapidamente qualquer foto nova lá.

Você pode baixar o Tidy na Play Store e na App Store gratuitamente.

PhotoTime (iOS)

Essa galeria para o iOS promete ser a solução mais completa para o gerenciamento de imagens neste sistema operacional, funcionando de forma automática para criar tags e reconhecer os rostos nas suas fotos, de uma forma bem semelhante ao iPhoto para o Mac. Você não precisa colocar essas etiquetas manualmente, mas pode editar o que for preciso. Ele está disponível apenas para o iOS, mas os desenvolvedores prometem uma versão para o Android em breve.

Todas as fotografias do seu telefone são automaticamente abertas no PhotoTime e você só precisa cadastrar os amigos uma vez; depois, o app reconhece os seus rostos mesmo que eles estejam em poses diferentes da original, já que ele conta com um poderoso sistema inteligente para isso.

As tags automáticas conseguem detectar paisagens, objetos, pessoas, animais e vários outros itens nas suas fotografias. Com isso, o aplicativo coloca etiquetas para separar as capturas em categorias, bastando alguns cliques para que você consiga ver todas as imagens que possuam cachorros, por exemplo.

Você pode sincronizar todas as imagens do iCloud, Facebook, Instagram, Twitter, Dropbox, Amazon Cloud, Flickr e Google+ em um só lugar! O PhotoTime pode ser baixado na App Store e é gratuito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.