Android: 10 aplicativos da Google que você precisa conhecer

4 min de leitura
Imagem de: Android: 10 aplicativos da Google que você precisa conhecer

Quando você pensa em aplicativos da Google no seu Android, logo vêm à cabeça nomes como Play Store, GMail, YouTube, Hangouts e Google Play Music – aqueles que já estão instalados no aparelho quando você o liga pela primeira vez.

Porém, não ache que essa pequena amostragem representa todos os apps criados pela empresa. No máximo, ela poderia indicar uma porcentagem de cinco ou dez em relação ao seu total.

No momento em que esta seleção está sendo escrita, a Play Store conta com um total de 62 aplicativos distintos desenvolvidos pela Google. Entre eles estão aqueles que vêm instalados nativamente, os serviços comprados pela empresa, assim como ferramentas de tradução e outros utilitários pouco conhecidos. Confira abaixo alguns dos mais interessantes.

1. Google Authenticator

Proteger a sua conta do Gmail nunca é demais: com este aplicativo, você incorpora a verificação de duas etapas e aumenta a segurança. Sua função é gerar um código numérico para liberar a conta, o qual deve ser digitado após a inserção da senha. Caso ele não seja digitado ou você perca o telefone, há grandes chances de não ter mais acesso à conta.

2. Google Gesture Search

Cansado de criar atalhos e mais atalhos na tela principal do Android? Pois o Google Gesture Search permite o cadastro de diferentes gestos na tela e associá-los a ações específicas; por exemplo: ao desenhar um círculo, seria possível abrir a lista de contatos, um aplicativo específico, entre tantas outras possibilidades.

3. Google Keep

Agora que você não para mais em casa, fica difícil manter uma série de anotações grudadas na porta ou ao redor do monitor do PC. Para suprir essa necessidade de papéis coloridos com mensagens aleatórias das mais diversas fontes, o Google Keep ajuda você a anotar qualquer pensamento importante, endereço, email ou informação que seja preciso guardar para depois.

4. Quickoffice

A não ser que você leve um netbook sempre consigo, editar textos, planilhas e apresentações de slide é algo complicado de se fazer na rua, certo? Errado. Com o Quickoffice é possível alterar esses três tipos de documentos sem grandes problemas. Associado ao Google Drive, há como armazenar até 15 GB de arquivos no serviço depois da edição no smartphone.

5. Google Goggles

Os óculos da Google permitem usar o buscador a partir da câmera do seu aparelho: tirando a foto de uma obra de arte, código QR ou texto, é possível abrir uma página de pesquisa relacionada ao conteúdo da foto batida. No caso dos textos, o Google Tradutor entra em ação e ajuda você a entender melhor os seus arredores (caso esteja viajando fora do país, principalmente).

6. Chrome Beta

Você já conhece o Google Chrome e provavelmente já possui o navegador instalado no seu Android. Porém, ele com certeza não tem as mesmas funções disponíveis no Chrome Beta: enquanto ele ainda está em fase de testes com os novos recursos, frequentemente sua estabilidade já é boa o suficiente para usá-lo sem grandes inconvenientes.

7. Google Chrome to Phone

Sabe quando se está pesquisando uma rota para chegar em algum lugar (algo recorrente quando você não possui um plano de dados para acionar o GPS) e precisa redigitar tudo no Android depois de ter feito o mesmo no PC? Pois este aplicativo permite abrir a exata página vista no computador no seu celular com apenas um clique. Não apenas isso, ele também facilita a realização de ligações, assim como a abertura de páginas específicas.

8. YouTube Remote

Com televisões cada vez mais recheadas com tecnologias avançadas, não é mais incomum conectá-las ao PC para transmitir dados e visualizá-los no telão da sala. Contudo, isso gera o inconveniente de precisar ficar sempre com o computador por perto. Não exatamente. Depois de fazer as configurações necessárias, há como usar o app YouTube Remote para controlar o PC e, por consequência, as imagens na TV (como o nome sugere, apenas o YouTube está disponível), servindo como controle remoto.

9. My Tracks

Com o GPS sempre ativado, o My Tracks identifica absolutamente todos os dados referentes à sua movimentação pela cidade enquanto estiver carregando o seu smartphone. Ou seja, ele cataloga o trajeto feito, velocidade, distância e altitude, permitindo o compartilhamento dessas informação por meio de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+. E, ainda, caso você tenha um aparelho compatível, ele também verifica via Bluetooth a sua frequência cardíaca.

10. Car Home

Quem já usou o GPS ou Google Maps para seguir as rotas sugeridas pelo aparelho pode não ter tido a melhor das experiências, principalmente se dirigia sozinho. Com o Car Home, o seu Android tem a interface transformada em um daqueles aparelhos de GPS específicos para a função. Além de facilitar a visualização e busca de rotas, o app também conta com funções básicas do celular (acessar músicas, contatos, busca por voz e fazer chamadas).

Entre os 62 aplicativos da Google disponíveis na Play Store, estes são os que mais se destacam. Caso você não concorde com a seleção e deseje indicar outras opções de apps, não deixe de usar a seção de comentários para sugerir novas alternativas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.