Tudo em um: dicas para você rechear seu novo eletrônico

9 min de leitura
Imagem de: Tudo em um: dicas para você rechear seu novo eletrônico

É inquestionável que a nossa rotina está a cada dia mais atrelada e dependente dos equipamentos eletrônicos. Basta você parar alguns instantes para refletir e descobrir que o seu cotidiano de trabalho, estudo e diversão passa por computadores, smartphones, tablets e video games.

Não é por menos que esse tipo de dispositivo está entre os maiores anseios de um número gigantesco e cada vez maior de pessoas. E o que muitas delas compartilham ao comprar ou ganhar um gadget novo é o sentimento de não saber o que fazer para usufruir de todo o potencial dele.

Por isso, preparamos este apanhado de programas, jogos, tutoriais e dicas para que você recheie o seu novo “brinquedo” ou ferramenta profissional de recursos para se divertir e trabalhar da forma mais eficiente e prática possível.

Smartphones

Se você ainda não ganhou ou adquiriu seu novo smartphone, é bem provável que tenha algumas dúvidas de qual modelo comprar. Caso esse seja a sua atual situação, não se preocupe pois nós temos 5 dicas que não vão deixar você errar na hora de investir o seu dinheiro. Mais do que isso, o Tecmundo publicou recentemente os seus guias de compras para celulares e phablets top de linha, smartphones intermediários e aparelhos de entrada.

Windows Phone

Desde que foi lançado pela Microsoft, o Windows Phone sofre críticas pelo fato de não ter uma loja de aplicativos tão completa e variada quanto a de seus principais concorrentes. Contudo, esse panorama está mudando e já é possível encontrar na store virtual da plataforma muitos dos softwares mais baixados e que fazem tanto sucesso nos demais SOs.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por exemplo, se você possui um celular com o WP, é possível instalar o Facebook, o Twitter, o Foursquare e o Instagram (ainda em fase Beta) para interagir com seus amigos, familiares e até pessoas ainda. Para se comunicar, os apps mais indicados são o Skype e o WhatsApp. Os aficionados por foto e vídeo contam com soluções bem interessantes, incluindo o YouTube, o Aviary e o Fhotoroom.

Quem pretende usar o smartphone também como um GPS tem à sua disposição o gMaps e o Waze. O compartilhamento e sincronização de arquivos e informações pode ser feito pelo SkyDrive, Box ou Evernote. Você gosta de personalizar seu gadget? Então não deixe de experimentar o Custom Tiles Maker, o Lockscreen Style ou o Bing Wallpaper.

E isso é só um aperitivo. Explore os artigos abaixo e seja feliz!

iOS

Os donos de aparelhos com iOS não ficam atrás na diversidade de aplicativos para “tunar” seus iPhones e até mesmo iPods. Quando o assunto é redes sociais, a plataforma móvel da Apple possui versões, por exemplo, do Facebook, Twitter, Foursquare e Instagram. Aproveitando o gancho desse último, quem adora editar suas fotos vai curtir o iPhoto e o Afterlight.



Aqueles que escutam músicas o dia inteiro com o seu smartphone, mas não tem tanta paciência para ficar montando playlists, podem ter no Songza um grande aliado. Porém, se você gosta mais de passar o tempo lendo, a opções de programa certa é o iBooks. No tocante a softwares utilitários, o Mailbox tem ganhado grande destaque por promover maneiras mais práticas e organizadas de se comunicar por email.

Por sua vez, para conversar de forma mais dinâmica ou realizar videochamadas o Skype ainda é a ferramenta mais qualificada. Outra quase unanimidade no iOS é o Waze, app que além de indicar rotas para chegar a algum lugar também informa a situação do trânsito no caminho.

Contudo, a categoria que o sistema operacional da Maçã mais se destaque seja a de jogos. Ao comprar um aparelho com iOS você terá à sua disposição uma infinidade de excelentes games, como Angry Birds Go!, FIFA 14, GTA: San Andreas e Modern Combat 4: Zero Hour. Obviamente, esses são apenas alguns programas e jogos essenciais para o seu iPhone. Leia as matérias abaixo para conhecer uma variedade ainda maior de softwares.

Android

O sistema operacional móvel da Google possui uma fatia de mercado sempre crescente e por isso é o centro das atenções da maioria dos desenvolvedores. Exatamente por isso o Android possui um gigantesco acervo de programas em sua loja virtual.



A própria Gigante das Buscas tem se empenhado em promover apps para tornar o seu dia a dia mais descomplicado — tendo como destaques mais recentes o Google Keep e o Google Play Banca, os quais oferecem recursos para a sincronização de tarefas e a leitura de revistas e livros, respectivamente.

Além de contar com praticamente todos os programas mencionados nas plataformas anteriores, o sistema do robozinho verde oferece para a edição de imagens o VSCO Cam, para a reprodução de músicas o Superplayer e para a gestão de arquivos o Astro File Manager.

Se a fome bater a qualquer momento do dia, fique à vontade para usar o app do Tudo Gostoso e encontrar receitas simples até pratos elaborados dignos dos mais famosos chefs de cozinha. Ainda existem uma enorme quantidade de programas que podem até não ser tão essenciais, mas que você também pode gostar: Face Effects, Bills Reminder, DU Speed Booster e GO Launcher EX.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Jogos para o Android não faltam, independentemente de qual seja o seu gênero favorito. Se o seu smartphone serve como video game no seu tempo ocioso, não deixe de conferir as nossas seleções de melhores títulos de plataforma e runners, corrida, casuais e de puzzle, tiro, esportes e ação. Como de praxe, temos indicações de leituras complementares para você:

Bônus

A probabilidade de você em algum momento desejar e efetivamente trocar de sistema operacional é relativamente grande, afinal, as empresas vivem implementando novos recursos e funcionalidades em seus smartphones que um deles pode ser o mecanismo capaz de satisfazer alguma necessidade e, assim, ganhar a sua decisão.

Para que você consiga migrar suas informações de maneira segura e rápida, nós temos esses tutoriais:

Tablets

Entre os eletrônicos portáteis, aquele que tem aumentado o seu número de adeptos com maior expressividade é o tablet. Por oferecer telas maiores e configurações de hardware, em alguns casos, muito mais parrudas que a de smartphones convencionais, essa categoria tem ganhado o coração e o bolso de muita gente. Clique aqui para conhecer o nosso guia de compras de tablets e leitores digitais.

A edição específica do Android para esse tipo de dispositivo conta com algumas belas opções de programas desenvolvidos de forma otimizada para tal gênero de equipamento. Entre os mais famosos e importantes para a sua rotina estão o Flipboard, o Adobe Photoshop Touch, o Snapseed, o SketchBook Express e o Zinio.

Por sua vez, o iPad não deixa a desejar em nenhum segmento de software. Os apps que têm obtido maior notoriedade no tablet da Apple são o iChromy, o MyPad, o Evernote, o Clock Pro HD e o Wallpapers HD. Para descobrir ainda mais opções de aplicativos úteis para ambas as plataformas, leia:

PCs

Você ainda está planejando comprar um computador novo? É daquele tipo de pessoa que prefere uma máquina personalizada, tendo cada peça meticulosamente pensada para proporcionar o melhor custo-benefício?

Então, você não pode deixar de dar uma olhada nos nossos guias de compra para HDs, SSDs e pendrives; gabinetes, fontes e memória RAM; mouses, teclados e headsets para gamers; processadores e placas-mãe; e placas de vídeo. Para quem quer algo “pronto” e portátil, nós também temos dicas de aquisição para aqueles que procuram por ultrabooks ou notebooks gamer.

(Fonte da imagem: Divulgação/Alienware)

Resolvido o problema de qual PC investir, é possível que você tenha mais um pequeno inconveniente: quais programas instalar nele. Como você deve imaginar, para Windows existe uma infinidade de softwares para qualquer finalidade que você tenha em mente. Foi exatamente por isso que montamos uma seleção com os 60 aplicativos essenciais para o sistema operacional da Microsoft.

Nesse artigo, você tem as indicações mais quentes da atualidade no tocante a plugins, drivers, configurações do PC, utilitários de limpeza e otimização do SO, desinstaladores, navegadores, gerenciadores de download, reprodutores de mídia, comunicação, edição de áudio e vídeo, compartilhadores e recuperadores de arquivos, backup, personalização da Área de trabalho, antivírus (aqui você pode conferir quais são os melhores do gênero no 2º semestre de 2013) e muito mais.

Restringindo um pouco mais essa seleção, nós temos uma matéria com os 10 aplicativos essenciais para o Windows 8 e outra com os 20 aplicativos e jogos (menos elaborados e gratuitos) que mais se destacaram ao longo deste ano. Se você é um gamer hardcore e conta com uma máquina potente, as nossas sugestões de games estão neste guia de compras. Falando em jogos, nós publicamos recentemente alguns testes com os quais descobrimos 11 título de PC que são mais leves do que você imagina.

E isso não é tudo! Para quem mesmo assim ainda continue meio perdido com um computador novo ou recém-formatado, nós temos alguns artigos adicionais:

Consoles

Calma, nós não nos esquecemos dos tradicionais, e cada vez mais potentes e interativos, video games. Se você ainda não tem o seu, mas já está juntando o dinheiro para comprar um, o nosso guia de compras de consoles e portáteis para jogos é leitura imprescindível. Se você acompanha esse mercado mais de perto, sabe que 2013 foi um ano épico, com a chegada de uma nova geração e uma infinidade de excelentes títulos.

Por exemplo, os donos de 3DS vão se divertir muito com Pokémon X & Y e Donkey Kong Country Returns 3D, enquanto os consumidores do Wii U contam com games como Deus Ex: Human Revolution Director’s Cut, Rayman Legends e Super Mario 3D World. Clique aqui para conferir mais jogos para os produtos da Nintendo.

Já quem adquiriu o Xbox 360 pode gastar horas a fio com Gears of War: Judgement, Grand Theft Auto V, Just Dance 2014, Tomb Raider, Battlefield 4 e Assassin’s Creed 4: Black Flag. Por sua vez, quem possui um Xbox One não tem do que reclamar com FIFA 14 e Forza Motorsport 5. Nesta matéria, nós citamos mais jogos que valem a pena serem comprados para os consoles da Microsoft.

Por fim, adeptos do PlayStation 3 podem se deleitar com Beyond: Two Souls, Bioshock Infinite, Granf Theft Auto V, The Last of Us e Tomb Raider. Aqueles que não pouparam esforços e grana para comprar o PlayStation 4 tem à sua disposição títulos como Need For Speed: Rivals e Battlefield 4. Para conferir mais jogos desses video games clique aqui.

.....

Você quer se manter atualizado com todos esses assuntos? Então fique de olho nos quadros semanas e mensais do Tecmundo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.