8 gadgets que usam fontes bizarras de energia

3 min de leitura
Imagem de: 8 gadgets que usam fontes bizarras de energia

Um dos grandes dilemas da humanidade é a forma como ela se relaciona com as suas fontes de energia. Combustíveis fósseis, biocombustíveis, energias renováveis, energia nuclear... São diversas possibilidades, mas nem todas contemplam alternativas social e ambientalmente responsáveis.

Entretanto, tem muita gente pensando em alternativas às alternativas, criando equipamentos básicos que são movidos a algum tipo de energia pouco convencional, seja água, chá gelado, luz e até fogo para carregar baterias ou motores.

Aqui vai uma lista com algumas das fontes de energia mais inesperadas, digamos assim — pelo menos para aquilo em que são aplicadas. Confira!

1. Relógio movido a água

(Fonte da imagem: Divulgação/Bedol)

Um relógio digital de mesa consome energia. Pode ser pouca, mas consome, mesmo quando você só o utiliza para acordar de manhã cedo todos os dias. Mas, se algo gasta tão pouca energia, por que não dar um jeito de torná-lo ainda mais econômico? Pois é o que acontece com o Bedol Water Clock: você o enche com água e tem bateria garantida para até três meses.

2. Transformando calor em energia

(Fonte da imagem: Divulgação/BioLite)

Lavoisier disse que na natureza nada se perde, tudo se transforma. A lógica é aplicada ao pé da letra na BioLite Campstove, uma espécie de minifogareiro no qual você cria uma fogueira. O calor gerado pelas chamas é transformado em energia elétrica, permitindo que você recarregue seus gadgets por meio de uma conexão USB. É uma boa para quem vai acampar e, mesmo assim, quer continuar jogando Snake no celular.

3. Transformando calor em energia [2]

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/FlameStower)

Um pouco mais engenhoso do que o anterior, o FlameStower é outra opção que transforma o calor do fogo em energia elétrica para carregar um smartphone ou tablet (ou qualquer coisa carregável via USB). Menor do que o concorrente, este aparelho precisa ter sua parte metálica aquecida com as chamas de uma fogueira — ou de um liquinho, por exemplo —, deve ter seu recipiente preenchido com água e, depois de tudo isso, passa a gerar energia.

4. Pilha com líquidos

(Fonte da imagem: Ethan Miller/Getty Images News)

Pilhas são outras fontes de energia que geram alguns inconvenientes, mas uma solução diferente é oferecida pela Aqua Power Japan. A companhia desenvolveu as NoPoPo, pilhas movidas a basicamente qualquer tipo de líquido que você despeje ali. Isso inclui água, chá, café, suco, refrigerante e, bem, até mesmo urina deve servir.

5. Cocombustível

(Fonte da imagem: Divulgação/Toto)

Dejetos podem servir para adubar a terra e também como combustível para a sua moto — isso se você for dono de uma TOTO’s Toilet Bike Neo. O triciclo em questão já não aparece no site oficial da TOTO, uma empresa especializada em itens para banheiro, mas ele se assemelha basicamente a uma privada motorizada. A forma de encher o tanque da motoca fica bem clara na imagem acima.

6. Alto-falante orgânico

(Fonte da imagem: Divulgação/iBamboo Speaker)

Nada de sistema estéreo, fiações banhadas a ouro, impedância ou qualquer coisa comum a alto-falantes: o iBamboo é uma caixa de som orgânica, digamos assim, na qual você pode encaixar seu celular para ouvir suas músicas sem precisar de fones de ouvido nem exclusivamente da saída de áudio do aparelho. Aliás, com um pouco de disposição e cuidado não deve ser difícil fabricar o seu próprio alto-falante de bambu, não é?

7. Qualquer luz ajuda

(Fonte da imagem: Divulgação/Citizen)

O Citizen Eco-Drive é um relógio de pulso que se parece com qualquer outro dispositivo do gênero, sem nada demais. O curioso aqui é que ele funciona sem nenhuma bateria convencional, sendo energizado por qualquer tipo de luz com que tenha contato. Basta que ele seja iluminado para que as horas continuem sendo marcadas.

8. Escova movida a luz e água

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Soladey)

Uma combinação de luz e água dá vida a J3K Ionic Toothbrush, a escova de dente motorizada que dispensa fontes tradicionais de energia. Além disso, essa mistura toda gera uma reação química que dispensa inclusive o uso de creme dental para manter seu sorriso limpo e brilhante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.