12 sites para encontrar HQs e mangás para ler legalmente

4 min de leitura
Imagem de: 12 sites para encontrar HQs e mangás para ler legalmente

Ler histórias em quadrinhos norte-americanas (comics) e japonesas (mangás) na internet geralmente tende a ser ilícito. Entretanto, existem sites cuja proposta é oferecer esse conteúdo de forma gratuita e dentro da lei. Para a sua surpresa, as próprias páginas das editoras oferecem algumas revistas de graça.

Não apenas isso: muitas delas apresentam até mesmo aplicativos para você conferir HQs e mangás em aparelhos portáteis, como smartphones, tablets e leitores de ebooks – seja iOS ou Android, varia conforme a empresa. Nesta seleção, os sites sugeridos oferecem conteúdo apenas em inglês, seja para você comprar ou ler gratuitamente.

Editoras

As editoras, de fato, apresentam opções gratuitas para você baixar, porém não espere obras completas, mas sim demonstrações que servem de incentivo para você comprar o resto.

DC Comics

Com os títulos mais recentes disponíveis para compra (Super-Homem e Batman), o site da DC Comics deixa você visualizar em sua própria página o conteúdo. Muitos dos lançamentos têm suas versões online no valor de 99 centavos de dólar, diferente de outras editoras em que os valores são similares aos da cópia impressa. Contudo, as versões gratuitas são apenas demonstrações, liberadas semanalmente com uma amostra do que você vai encontrar nas edições atuais.

Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics

Marvel

O site da Marvel apresenta as histórias de vários heróis (Vingadores e Homem-Aranha, por exemplo) para você ler gratuitamente, ou com preços variando entre dois e quatro dólares. As edições grátis parecem não ser atuais, sendo liberado apenas o início das histórias, como forma de incentivar a comprar o restante.

Fonte da imagem: Reprodução/Marvel

Dark Horse

Apesar de não apresentar muitas obras famosas em sua página principal (Star Wars seria uma exceção), o site da Dark Horse parece não apresentar nenhuma revista gratuitamente. Apesar disso, o valor das suas opções digitais também não ultrapassa os quatro dólares, sendo um preço em conta se você deseja acompanhar alguma série da editora.

Fonte da imagem: Reprodução/Dark Horse

Coletâneas

Páginas nesta categoria organizam as opções gratuitas das editoras conforme as séries, facilitando o trabalho de encontrar histórias que foram disponibilizadas sem cobrança alguma.

Comixology

O site mais famoso do gênero: não apenas ele permite a compra de gibis da Marvel, da DC Comics e de outras editoras, como também apresenta promoções constantes e está sempre listando as edições gratuitas da semana.

Fonte da imagem: Reprodução/Comixology

Lore Collins

Embora tenha uma proposta similar ao site anterior, o Lore Collins mostra apenas as edições que em qualquer momento já foram disponibilizadas gratuitamente. Caso a obra tenha uma continuação além da “amostra grátis”, há um link direto para a aquisição do restante.

Fonte da imagem: Reprodução/LoreCollins

Internet Archive

Esta página não é especificamente focada em histórias em quadrinhos, sendo muito mais abrangente: absolutamente qualquer coisa que for gratuita na internet pode estar disponível aqui. Logo, não apenas você encontra as mesmas opções dos sites acima, como também acha títulos em domínio público, já relativamente velhos.

Fonte da imagem: Reprodução/Archive

Comic Book Plus

Aqui você encontra exclusivamente quadrinhos antigos, já em domínio público. Assim como em boa parte dos itens anteriores da seleção, ele requer algum tipo de cadastro para liberar todas as suas funcionalidades (no caso, a opção de download dos arquivos).

Fonte da imagem: Reprodução/Comic Book Plus

Webcomics Nation

Com histórias separadas em diferentes categorias, todo o conteúdo deste site é gratuito para você visualizar e baixar. Porém, não espere encontrar nada exatamente famoso aqui: esta página reúne o trabalho de autores ainda desconhecidos ou, então, obras que nunca foram lançadas por nenhuma editora.

Fonte da imagem: Reprodução/Webcomics Nation

Foco portátil

Embora as páginas com nomes grandes (as editoras, principalmente) tenham aplicativos que permitem o acesso às suas revistas, as opções a seguir apresentam o foco voltado para quem deseja ler as histórias em aparelhos portáteis.

Kobo

Os aplicativos do Kobo podem ser baixados para PC, iOS e Android, bastando escolher a versão mais conveniente para você. As obras disponíveis aqui não são muito famosas, incluindo bastante conteúdo de autores ainda pequenos e de pouco prestígio.

Fonte da imagem: Reprodução/Kobo

Hundred Zeros

A função desse site é exibir todos os quadrinhos da Amazon (foco no Kindle) que estão gratuitos no dia. Embora você possa visualizar diretamente no site da empresa as opções, o modo de visualização desta página mostra muito mais itens, facilitando a busca. Além da Amazon dos EUA, também há endereços alternativos para você conferir as ofertas das lojas do Canadá e do Reino Unido.

Fonte da imagem: Reprodução/Hundred Zeros

Mangás

Assim como acontece no caso dos comics, os mangás também possuem editoras que liberam algum material gratuitamente em versão digital. Embora sites brasileiros também apresentem a opção de venda online da cópia física, as principais editoras não oferecem a alternativa de ler as obras via navegador ou com preço reduzido.

VIZ Media

Com um catálogo de obras enormes, sendo uma enorme parte delas de histórias conhecidas, o VIZ se mostra como uma das maiores editoras dos Estados Unidos (no ramo dos mangás, pelo menos). Embora não tenha nada grátis, nele você encontra os mangás digitais e Bleach, Naturo, One Piece e até mesmo o antigo Dragon Ball (com o Goku criança). Entretanto, o preço é um pouco salgado: cerca de cinco dólares para cada edição digital.

(Fonte da imagem: Reprodução/VIZ Media)

MangaFox

Este é um site que se preocupa em estar sempre de acordo com a lei. Sendo dos EUA, logo, o MangaFox segue o seguinte preceito: caso uma obra presente no site seja licenciada no país, ela é imediatamente removida do seu acervo. Logo, se você quer acompanhar um mangá recente, este site é uma boa alternativa. Para saber se você pode ler legalmente no Brasil, é interessante você conferir os catálogos das editoras JBC, Conrad, Panini, NewPOP e Nova Sampa (se estiver lá, evite a leitura!).

(Fonte da imagem: Reprodução/MangaFox)

Caso você esteja preocupado com a legalidade de ler algo gratuitamente na internet, a melhor opção é comprar a obra. Na hipótese de você acessar páginas diferentes das listadas acima, apenas tome cuidado: muitos blogs oferecem downloads piratas que frequentemente levam você a infectar o computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.