Android: 4 aplicativos de mapas para usar offline

1 min de leitura
Imagem de: Android: 4 aplicativos de mapas para usar offline

Existem várias situações em que um GPS ou um simples mapa podem ser úteis, assim como tantas outras nas quais você pode não ter nenhuma maneira de acessar a internet para conferir mapas com precisão online. Casos assim exigem medidas de emergência, seja ligar para alguém que esteja em frente a um computador ou apenas abrir um dos apps abaixo, já que neles você confere mapas confiáveis da região na qual você se encontra.

Google Maps

Uma atualização recente no Google Maps adicionou a opção de liberar o uso do aplicativo no modo offline. Basicamente, ele funciona da mesma maneira que online, porém com a diferença de estar limitado à sua cidade (ou apenas à região de que ele tiver baixado as informações). Embora possua a função de rota, o app não é capaz de recalculá-la no caso de você decidir não seguir as orientações exibidas na tela. Vale notar que nem todos os mapas do Brasil podem estar disponíveis.

Navfree

O Navfree funciona como um GPS e, inclusive, apresenta uma interface similar à de um aparelho assim. Para fazê-lo funcionar, é preciso baixar um banco de dados de acordo com o seu país. Contudo, por ser gratuito, os mapas baixados podem não ser tão completos, deixando de exibir pontos de referência, por exemplo.

MapsWithMe Lite

O Maps With Me Lite não traça rotas nos mapas baixados, nem indica quando você deve virar para chegar ao local desejado. Porém, é uma excelente ferramenta por ocupar pouco espaço e poder transferir exclusivamente o mapa da região ao seu redor, algo ótimo para você não desperdiçar espaço no seu dispositivo com mapas que nunca vai usar.

MapDroyd

A maioria de recursos interessantes não está presente neste aplicativo, ou seja, nada de criação de rotas ou indicação de onde fazer suas curvas. Em certa medida, o MapDroyd parece com o app citado acima, porém com a diferença principal de mostrar mais pontos de referência no mapa, ajudando você a se localizar com mais facilidade.

Com os aplicativos acima, você consegue “quebra-galhos” para os momentos de crise, quando você não tem como acessar nenhum ponto com internet ou já esgotou a sua cota no plano de dados do seu telefone. Ou seja, se você estiver sempre preparado e deixar baixados alguns mapas possivelmente úteis, há como se encontrar com alguma precisão usando esta seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.