6 programas para tocar piano no PC

6 min de leitura
Imagem de: 6 programas para tocar piano no PC

Utilizar o computador para tocar um instrumento se tornou tão comum quanto ter o próprio equipamento sonoro em casa. Não é à toa que é possível encontrar uma infinidade de programas para todas as plataformas que prometem horas de diversão para os músicos, sejam eles amadores ou profissionais.

(Fonte da imagem: iStock)

Além de ser muito prático utilizar páginas da web para assistir a aulas de instrumentos musicais e até mesmo para aprimorar a experiência com diversos instrumentos, a internet representa o meio mais cômodo para realizar essa tarefa. Isso se torna ainda mais comum por conta do tempo reduzido que as pessoas dispõem nos dias de hoje, podendo aproveitar minutos preciosos para praticar até mesmo em aparelhos portáteis, como smartphones e tablets.

Apesar de as guitarras, baterias e violões dominarem com folga esse mercado, também existem outras possibilidades de utilização que podem lhe tirar um pouco da rotina musical. Para isso, neste artigo, vamos apresentar várias opções de programas que funcionam como simuladores de piano.

1. Everyone Piano

Everyone Piano transforma o seu teclado em um verdadeiro instrumento musical. Este simulador de pianos mostra uma imagem de todas as teclas transformadas: esses botões passam a mostrar as notas musicais por cuja sonoridade elas ficaram responsáveis. Basta apertar aquela que você gostaria de ouvir para começar a criar o seu próprio som.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Porém, caso a sua intenção não seja utilizar o simulador por meio do teclado do seu computador, o programa permite que você conecte um órgão eletrônico para gerar as notas. As disposições das teclas, assim como a velocidade com a qual as melodias são reproduzidas, são características que podem ser personalizadas sempre que você achar necessário.

Além dessas ferramentas, o software ainda disponibiliza diversas aulas que ensinam a tocar o instrumento, sem contar o suporte a pacotes de diversos ritmos. Graças a isso, torna-se possível reconhecer diversos tipos de músicas que sejam inseridas nas configurações, a fim de permitir que você tenha uma base para dar início ao trabalho.

Clique aqui para baixar Everyone Piano

Baixar Everyone Piano

2. Synthesia

Diferentemente do programa anterior, que apresentava uma proposta que visava a seriedade da prática, Synthesia traz uma interface bem descontraída e uma forma de uso extremamente descolada. Este software não utiliza o teclado do computador para realizar ações, sendo que é necessário conectar um teclado à maquina para ser possível acompanhar as instruções passadas pelo aplicativo.

Inspirando-se na mesma linha seguida pelos famosos jogos musicais Guitar Hero e Rock Band, este software permite que você aprenda a tocar piano enquanto se diverte. Entretanto, este simulador leva mais a sério o aprendizado do que a diversão, ao contrário dos jogos citados.

Quando os sets apresentados pelo programa forem terminados, o músico já pode se arriscar a tocar sozinho, pois o conhecimento adquirido durante as aulas – que mais pareciam brincadeira – tornam o aluno apto a manusear o instrumento, pelo menos para reproduzir as notas básicas ensinadas.

A característica que este software tem em semelhança aos games mencionados é o fato de ele marcar as próximas teclas que devem ser pressionadas. O aluno deve ficar atento à sequência de notas e apertar os locais iluminados, seguindo as indicações feitas pelo Synthesia. Você pode escolher a dificuldade de aprendizado, que vai alterar a velocidade com a qual a música de acompanhamento é tocada, tornando-a mais lenta ou mais rápida.

Clique aqui para baixar Synthesia

Baixar Synthesia

3. Band Master

Esta opção é muito mais um game do que necessariamente uma ferramenta que sirva para aprender o instrumento. Porém, não há nada de mal em fazer uma pausa no processo de aprendizagem e de prática para dar um descanso e apenas passar um tempo imaginando como seria tocar em uma banda de verdade.

Com Band Master, você pode escolher diversos instrumentos para tocar, não somente o piano, tendo até mesmo a possibilidade de montar uma banda completa com vários equipamentos musicais, com direito até mesmo a sintetizadores. Essa reunião é feita por meio da sincronização entre o seu login com o de outros jogadores que também estejam online.

O piano se destaca neste programa pelo fato de ele disponibilizar práticas realmente desafiadoras, apresentando músicas com ritmos rápidos. Entretanto, a dificuldade pode ser personalizada para que você tenha a melhor experiência possível com o aplicativo. Como as notas do instrumento são acionadas pelo teclado do seu computador, é possível tirar um pouco de realismo da prática, além de passar um tempo se divertindo.

Clique aqui para baixar Band Master

Baixar Band Master

4. Musical Mastery The Piano

Este simulador apresenta um piano na própria tela do seu computador e que pode ser controlado por meio do teclado ou através do ponteiro do mouse. Além disso, Musical Mastery The Piano permite que você sincronize a utilização com um portátil, fazendo com que a música lhe acompanhe para onde quer que você vá.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O software apresenta diversas canções conhecidas para que você se baseie em um som ao qual já está familiarizado, a fim de facilitar o aprendizado das notas musicais. Alguns exemplos são hits de artistas famosos, como Rihanna, Britney Spears, Beyoncé e até mesmo do rapper Eminem, que tem uma levada mais pausada e mais simples para tocar, justamente pelo estilo de música que ele apresenta.

Para que este programa funcione, o seu computador deve estar devidamente conectado à internet, pois todo o processo acontece por meio da web. Além de você aprimorar a técnica com o instrumento, o aplicativo também permite que seja feita a criação sonora, oferecendo até mesmo a possibilidade de inserir efeitos nas notas gravadas pelo músico.

Clique aqui para baixar Musical Mastery The Piano

Baixar Musical Mastery The Piano

5. Little Piano

Little Piano é outro programa que funciona como um puro simulador de instrumentos musicais, oferecendo uma variedade de 127 opções para você, como guitarra, bateria, violão e o próprio piano – foco principal do software.

O aplicativo faz com que o seu teclado se transforme em um instrumento musical. O aplicativo mostra em sua interface a maneira como as teclas estão divididas, de acordo com as notas musicais que cada uma delas representa.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Depois de reconhecer a organização do teclado, basta você se acostumar com a sonoridade produzida por cada uma das teclas. Em seguida, quando tudo estiver devidamente configurado, o programa permite que você toque e grave a música que está sendo reproduzida, a fim de salvá-la em seu computador na extensão padrão do software ou exportar o arquivo em formato MIDI, para divulgá-lo para outras pessoas.

Além de oferecer uma versão para Windows, Little Piano também pode ser encontrado como aplicativo para Android (clique aqui para acessar). Dessa forma, você pode começar a sua criação no computador e continuar a se inspirar mesmo quando estiver longe da máquina, utilizando o teclado virtual do aparelho portátil para produzir as notas.

Clique aqui para baixar Little Piano para Windows

Baixar Little Piano

6. KB Piano

(Fonte da imagem: Baixaki)

Assim como a grande parte dos programas, o KB Piano também transforma as teclas do seu teclado em um piano, permitindo que você utilize o próprio apetrecho para gravar as notas musicais. Ele é um aplicativo gratuito para teste que oferece ferramentas para criar melodias com cara de gravação profissional.

Clique aqui para baixar KB Piano

Baixar KB Piano

.......

Gostou da seleção feita pela nossa equipe? Caso você conheça outros programas e jogos tão bons quanto os apresentados neste artigo, deixe um comentário falando sobre essas outras opções.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.