Os 6 melhores gravadores de áudio para Android

3 min de leitura
Imagem de: Os 6 melhores gravadores de áudio para Android

Gravar palestras ou mesmo uma conversa corriqueira pode ser uma ótima saída para quem tem dificuldade de memorizar alguns conteúdos quando eles são apenas falados. O problema é que nem sempre você dispõe de um gravador. Para quem tem um smartphone com Android, isso não é problema.

Confira abaixo algumas aplicações para o sistema operacional da Google que podem ajudar você a gravar e editar arquivos de áudio capturados com o próprio celular. Todas as ferramentas são gratuitas, embora algumas possuam versões pagas também.

Os selecionados

TapeMachine Lite Recorder

O TapeMachine Lite Recorder é, sem dúvida, uma das aplicações mais completas quando o assunto é gravadores de áudio. Além de ser bem simples de utilizar, o app conta com um editor de arquivos, permitindo que você copie, cole ou apague trechos de uma conversa.

A possibilidade de adicionar efeitos e distorções ao conteúdo capturado também é um grande diferencial para o TapeMachine Lite Recorder. Quem gosta de personalizar as aplicações que utiliza certamente ficará impressionado com as diferentes skins oferecidas pelo programa. Uma ótima opção para gravar e fazer rápidas edições em podcasts.

(Fonte da imagem: Play Store)

Simply Sound Recorder

Para quem deseja uma aplicação simples e eficiente, o Simply Sound Recorder é a melhor opção. A qualidade na captação do áudio impressiona, deixando muitos concorrentes de peso para trás.

A interface da aplicação também chama a atenção, pois, além de ser simples e bem organizada, traz a imagem animada de uma fita K7 ao fundo, propiciando momentos de nostalgia enquanto você utiliza as funcionalidades oferecidas. O Simply Sound Recorder também possui diversas configurações para você personalizar a tela do aplicativo.

(Fonte da imagem: Play Store)

Hi-Q MP3 Recorder (Lite)

O Hi-Q MP3 Recorder chama a atenção pela grande quantidade de configurações que ele oferece. Além de opções para personalizar a interface, o aplicativo traz alguns itens bem interessantes para os aparelhos que possuem mais de um microfone. Com ele, você pode selecionar qual dos dispositivos de captura será utilizado, como utilizar somente um ou ambos, capturando a maior quantidade possível de sons.

Outra característica que merece destaque é o fato de a aplicação permitir o envio dos arquivos armazenados por email ou através de serviços como o Skype e WhatsApp. A captura do som também não deixa nada a desejar quando comparada com as demais aplicações.

(Fonte da imagem: Play Store)

RecForge Free - Audio Recorder

O RecForge Free - Audio Recorder merece um lugar na lista de melhores aplicações principalmente por sua interface descolada e divertida, com todos os ícones personalizados e com uma textura de rochedo bem diferente das demais ferramentas. Além disso, o aplicativo permite gravar o conteúdo nos formatos MP3 e OGG, sem qualquer restrição.

Uma característica do app que chama bastante a atenção é a grande quantidade de serviços suportados para que você possa compartilhar os arquivos de áudio com os amigos. SoundCloud, Dropbox, Google Drive, Box e até Ubuntu One estão na lista. O RecForge Free - Audio Recorder também conta com um editor de áudio que, embora simples, executa muito bem sua tarefa.

(Fonte da imagem: Play Store)

AlVoice

Além de gravador de voz, o AlVoice também funciona como gerenciador de arquivos de áudio. Com ele, é possível renomear e organizar os itens presentes no cartão de memória ou no próprio aparelho. O visual do app é bem simples e não há segredo algum em utilizar as funcionalidades oferecidas pela aplicação.

(Fonte da imagem: Play Store)

SpeakBin

O SpeakBin é a ferramenta ideal para quem gosta de criar notas rápidas, como lembretes ou pequenas observações. A aplicação também permite que você compartilhe o conteúdo gravado no site oficial ou por meio do seu perfil no Facebook.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A interface do app é bem simples e fácil de usar. Com apenas dois toques na tela, você já pode sair falando que o SpeakBin se encarrega de capturar o áudio e enviá-lo para a web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.