15 programas para personalizar o Android [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: 15 programas para personalizar o Android [vídeo]

O Android tem tomado conta do mercado de portáteis. Apesar de ainda não ser o sistema operacional móvel mais usado no mundo, o produto da Google está caminhando para assumir a liderança desse segmento.

O grande responsável por tal crescimento é a variedade de aparelhos que usam o Android. Atualmente, essa plataforma oferece dispositivos com preços para todos os bolsos. Em meio a tantas pessoas com o mesmo SO, é normal que desejemos personalizar nossos gadgets.

Aproveitando a flexibilidade proporcionada pelo sistema da gigante de Mountains View, nós reunimos 15 aplicativos gratuitos e eficientes para renovar a aparência do seu eletrônico, incluindo temas, repositórios de wallpapers, widgets e outras utilidades gerais. Confira todas as alternativas selecionadas, escolha as suas ferramentas e personalize o seu smartphone ou tablet como preferir.

Temas

Nemus Launcher

Este aplicativo é capaz de transformar completamente o estilo do seu aparelho, dando a ele um visual mais moderno e leve. O programa modifica menus, atalhos e pastas – além de acrescentar um dock na parte inferior da tela, que se torna totalmente interativa.

Uma das grandes alterações realizadas pelo Nemus Launcher é a possibilidade de você adicionar quantos botões quiser na base do display. O menu de aplicativos também ganha uma aparência diferente e dois recursos para ajudar você na navegação.

MagicLocker Main

O MagicLocker Main possibilita que a tela de bloqueio de seu gadget seja totalmente personalizada. Com ele, você pode trocar o visual, a forma de desbloqueio e até mesmo os atalhos na tela de desbloqueio.

O programa conta com uma grande variedade de temas (são 80 modelos disponíveis no Market), podendo se adaptar a qualquer uma de suas necessidades. A facilidade de configuração do software é a sua grande vantagem.

ADW.Launcher

Quem procura uma interface nova para o seu smartphone deve experimentar o ADW.Launcher. Com um visual mais moderno e intuitivo, sua interação com os recursos do gadget fica ainda mais descomplicada. Depois de instalar este programa, seu aparelho irá desfilar novos painéis de ferramentas e um dock inferior de acesso rápido, para facilitar o uso das suas funções favoritas.

O visual clean e minimalista proporcionado pelo aplicativo agrada bastante, principalmente nas bordas arredondadas e na transparência dos quadrados que dão destaque aos atalhos. A navegação também fica bastante suave e agradável.

Data, hora e clima

Fancy Widget

O Fancy Widgets reúne três funções extremamente úteis de qualquer smartphone: o relógio, a temperatura e a previsão do tempo. Ele possui cinco widgets superdescolados e de tamanhos diferentes para complementar a homescreen do aparelho – incluindo as informações de temperatura atual, máxima e mínima do dia, breve descrição do clima e umidade do ar. Além disso, o horário e a data estão sempre em exibição no ícone adicionado pelo programa.

1Weather

Uma ferramenta que informe a previsão do tempo é uma excelente arma para que você não seja pego desprevenido enquanto está na rua. O 1Weather possui exatamente esta finalidade: apresentar em seu widget dados de temperatura (atual, mínima e máxima do dia), umidade do ar, precipitação de chuva, velocidade do vento e a situação do clima. De quebra, o aplicativo ainda conta com um relógio e marcador de data moderno e elegante.

3D Flip Clock & World Weather

O foco do 3D Flip Clock & World Weather é mostrar as horas para você de uma maneira mais atraente do que a forma padronizada do Android. Para isso, o aplicativo oferece um relógio muito sofisticado, além de um calendário que informa a temperatura e o clima da sua cidade. Outra função interessante deste programa é o indicador do nível da bateria, evitando que você tenha o seu aparelho desligado por falta de carga.

Galerias de wallpapers

Flikie Wallpapers HD

Flikie Wallpapers HD é um programa que reúne uma infinidade de papéis de parede para que você possa personalizar o seu aparelho com Android. Com imagens em altíssima definição, seu dispositivo pode ficar mais atraente – independentemente do tamanho de tela que ele possua. O aplicativo possui mais de 30 categorias e 17 mil wallpapers.

A navegação entre as ilustrações acontece por meio de um ambiente 3D, aumentando ainda mais a beleza do seu eletrônico. Você pode aplicar as imagens disponíveis diretamente como plano de fundo ou salvá-las no aparelho, podendo utilizá-las quando quiser.

Backgrounds HD Wallpapers

Backgrounds HD Wallpapers constitui basicamente uma biblioteca de imagens, as quais você pode escolher para usar como papel de parede em seu celular. O software conta com mais de 10 mil wallpapers, sendo que a maioria deles possui alta qualidade e o acervo cresce a cada dia. Quem gosta de trocar frequentemente de papel de parede deve ficar satisfeito com este aplicativo.

Coveroid Wallpapers HD

Este programa traz um acervo de ilustrações para você usar como fundo de tela para o seu gadget. O app conta com 17 categorias (o que facilita bastante a organização e procura de imagens específicas), sendo que algumas delas possuem milhares de opções para você dar um estilo totalmente diferente para o seu aparelho eletrônico. O Coveroid Wallpapers HD é muito simples de usar – uma vantagem para quem ainda não está acostumado com o Android.

Papéis de parede animados

Droid no Espaço Live Wallpaper

Droid no Espaço Live Wallpaper é um papel de parede animado com o robozinho verde e símbolo da marca Android. Neste programa, o carismático robô vai parar no espaço, viajando por outras galáxias, conquistando novos planetas e embelezando o seu gadget. Você pode personalizar a cor, opacidade, brilho, tamanho, posição, direção e velocidade de rotação do personagem.

Vortex Galaxy

A Maxelus possui uma série de papéis de parede animados. Um dos seus grandes destaques é o Vortex Galaxy, um wallpaper que aplica um plano de fundo colorido e com um visual de viagem espacial. O modelo foi desenvolvido para ser usado em tablets, todavia, isso não tira o brilho nem a beleza de usá-lo em um smartphone. Os criadores deste aplicativo garantem que ele consome 60% menos memória e 50% menos energia do que outros softwares do gênero.

Aquarium 3D Live Wallpaper

O seu Android vai se transformar em um aquário repleto de peixes com o Aquarium 3D Live Wallpaper, outra opção de papel de parede animado para embelezar o seu aparelho. Além de escolher o ambiente virtual (são três alternativas bem diferentes), você pode definir o comportamento dos simpáticos peixes.

Pastas, inicializadores e alertas

App Folder

Se a tela inicial do seu gadget está tão confusa que nem você mesmo encontra o que deseja, o App Folder pode ser uma interessante ferramenta, pois ele funciona como pasta para a homescreen do Android.

Assim, você é capaz de organizar atalhos, aplicativos e contatos em diretórios separados – podendo alterar as cores e posições dos ícones. Outro atrativo deste programa é que ele possui o visual do iOS, sendo uma opção a mais para quem quer tornar a aparência do seu dispositivo mais parecida com a dos produtos da Apple.

CircleLauncher light

Com o CircleLauncher light você pode criar seus próprios widgets com poucos toques na tela. Esta aplicação conta com diversos estilos e tamanhos de lançadores, permitindo que você acesse programas e contatos com muito mais facilidade.

O aplicativo impressiona pela facilidade de uso, bastando escolher a função desejada e partir para a personalização. Outra característica do programa que chama atenção é a variedade de possibilidades na hora de fazer os ajustes dos widgets.

iPhone Notifications Lite

Para deixar o seu Android com a cara do iOS, o iPhone Notifications Lite é um aplicativo essencial. Ele torna as notificações do sistema da Google semelhante às da plataforma da Apple. Assim, a famosa janelinha azul de cantos arredondados vai tomar conta do seu dispositivo. Fora o estilo moderno e elegante, a simplicidade de configuração é mais um destaque deste aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.