8 programas e apps que transformam a sua vida em um jogo

7 min de leitura
Imagem de: 8 programas e apps que transformam a sua vida em um jogo

Homem usando um dos quiosques do Greenopolis para arrecadar pontos, que virarão descontos em produtos. (Fonte da imagem: Greenopolis)

Os games e aplicativos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, permitindo que permaneçamos o tempo todo conectados. Seja no computador, tablet ou smartphone, temos uma infinidade de alternativas para garantir momentos de diversão e aprendizado.

Acompanhando a popularização desses gadgets, as indústrias de jogos e de desenvolvimento de softwares aproveitam para expandir seus limites. E quando dizemos isso, não estamos apenas nos referindo a novos mercados. Agora, eles querem transcender as barreiras entre mundo real e virtual.

A nova tendência para softwares e games é transformar a sua vida em um “jogo”. A ideia central desse tipo de programa é utilizar os dados que você fornece durante sua rotina ao usar o celular e o notebook, por exemplo, para criar situações interativas no mundo real. As aplicações para esse tipo de sistema são ilimitadas.

Se você pensou que tais aplicativos demorariam a chegar às nossas mãos, saiba que esse cenário já é uma realidade. Neste artigo, vamos mostrar alguns programas que possibilitam que o seu dia a dia contextualize a sua interação com o mundo virtual, trazendo benefícios para o seu corpo, mente e bolso.

Por um corpo mais saudável

É difícil encontrar uma pessoa que vá para a academia por pura e simples satisfação. Geralmente, malhamos por uma questão de saúde ou aparência. Se você faz parte do grupo que pratica esporte “obrigado” ou que ainda não teve a oportunidade de colocar os músculos para trabalhar, o Nexercise pode ser a motivação que faltava.

(Fonte da imagem: Divulgação)

O aplicativo para iOS rastreia atividades que vão desde corrida e levantamento de peso a esgrima e polo, recompensando os esportistas com produtos gratuitos e descontos. Segundo o desenvolvedor, a pontuação não é dada por quantos quilômetros você percorreu ou quantos quilogramas você levantou no supino. Os pontos são oferecidos apenas por você adotar um comportamento saudável.

Outro serviço desse gênero é o Fitocracy, um game social no qual você é capaz de transformar as suas metas na academia em um jogo. A cada objetivo completado, pontos são somados ao seu perfil. Assim, ao mesmo tempo em que você estará aumentando o seu nível no game, você também terá muitos benefícios na sua saúde.

Reciclagem lucrativa

Na onda da sustentabilidade, o Greenopolis pode ser uma saída “rentável” tanto para o meio ambiente como para a sua conta bancária. Esse sistema consiste em postos de coleta de material reciclável espalhados por parques, postos de combustível, escolas, restaurantes e centros de convenções.

Nesses quiosques, você passa o código de barras do “lixo” em um dispositivo ótico, registra o tipo de objeto e o coloca no receptador. Em seguida, um ticket é impresso com um código, o qual deve ser cadastrado no seu perfil.

Dessa forma, são somando pontos à sua conta. Tais pontos podem ser trocados por descontos na compra de produtos e serviços no site da Greenopolis. Os materiais coletados são transformados em tapetes, bolsas, luminárias, roupas e muitos outros itens comuns em nosso cotidiano.

Corra, Forest, corra!

Praticar atividades físicas ao ar livre pode ser mais do que apenas uma maneira de manter o corpo em forma. Com o Sports Tracker, você é capaz de monitorar o trajeto realizado, a distância percorrida, o tempo levado, a quantidade de passos e as altitudes alcançadas durante suas caminhadas, corridas ou pedaladas. Com um dispositivo comprado à parte, é possível até mesmo registrar os seus batimentos cardíacos.

Esses dados ficam salvos no seu perfil do serviço, podendo ser compartilhados. Para ficar mais divertidos, você pode desafiar seus amigos a percorrer distâncias mais longas. Assim, cria-se uma disputa sadia, em todos os sentidos.

Preparando-se para o ataque dos zumbis

Com tantos projetos militares e experiências com armas biológicas que existem por aí (pelo menos é o que dizem as teorias conspiratórias), não podemos descartar a hipótese de que nossas cidades um dia poderão ser invadidas por zumbis. Portanto, caso isso aconteça, precisamos estar preparados para correr dos mortos-vivos.

O Zombies, Run! é um game completamente imersivo que faz você correr, correr muito. O jogo utiliza os dados do GPS do seu aparelho para criar alguns pontos interativos nesse trajeto. Ao passar por esses locais, você estaria coletando os recursos necessários (como kits de primeiros socorros, comidas e armas) para a construção de uma base, a qual servirá para abrigar os sobreviventes.

Para tornar a sua experiência mais realista, o aplicativo passa as coordenadas de qual o caminho a ser percorrido com os gemidos dos zumbis como plano de fundo – passando a sensação que os comedores de cérebros estão logo atrás de você. O game deve ser lançado no primeiro trimestre deste ano.

Cuidando das suas finanças

Deixando de lados os aplicativos para a sua saúde física, é importante também abordarmos o seu bem-estar financeiro. Nesse sentido, o Mint pode ser uma ferramenta extremamente útil. Esse serviço online, que conta com aplicativos para iOS e Android, permite a centralização do controle de todos os seus gastos.

A partir dos dados fornecidos, o programa é capaz de gerar gráficos, traçar estimativas de gastos futuros e oferecer sugestões de investimentos. Além disso, você pode definir metas para os seus investimentos e limites de gastos, sendo avisado quando algum aspecto das suas finanças está fora do planejado.

Banho de gato

O SWU (“Starts With You”, ou "Começa com você", em português) é um movimento que busca conscientizar as pessoas da importância de não agredirmos a natureza e adotarmos uma postura sustentável. Contudo, o famoso festival de música não é a única iniciativa desse grupo.

Ele também é responsável pelo aplicativo “Sai desse banho”. O programa conta com um cronômetro que avisa quando o tempo máximo do chuveiro ligado estipulado por você foi alcançado. O histórico de utilização do software é armazenado, exibindo os dias que você conseguiu reduzir o consumo de água e calculando quantos litros de água você economizou.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Office transformado em game

Com a popularização dos computadores, as pessoas deixaram de fazer cursos de datilografia para aprender sobre as novas ferramentas promovidas pela computação, como editores de texto, planilhas eletrônicas e apresentação de slides – impulsionados principalmente pelo pacote Microsoft Office.

Todavia, com o tempo alguns dos recursos aprendidos são deixados de lado e caem em esquecimento. O Ribbon Hero oferece a você uma espécie de tutorial intensivo dos aplicativos contidos no Office. Assim, você pode relembrar ou conhecer diversas funcionalidades do Excel, Word e PowerPoint.

O mais divertido desse programa é que ele funciona em forma de desafios, nos quais você precisa descobrir quais ferramentas devem ser usadas para deixar as tabelas, textos e imagens iguais aos modelos exibidos. É válido ressaltar que o Ribbon Hero funciona como um complemento para as versões 2007 e 2010 do pacote Office, sendo assim, quem possui versões anteriores não pode jogá-lo.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Com a realização das atividades, você vai acumulando pontos, que são apresentados ao final de cada fase. Caso você queira mostrar que domina os programas do Office, é possível compartilhar o score pelo Facebook. Dessa forma, seus amigos vão acompanhar o seu desenvolvimento e querer provar que são melhores.

O jogo baseado no seu dia a dia

Will Wright, o criador de títulos consagrados como SimCity e The Sims, já anunciou o seu próximo game: o HiveMind. O título consiste em um grupo de aplicativos online para múltiplas plataformas e é descrito por seu idealizador como uma aventura viva – capaz de se moldar ao jogador e utilizar elementos do ambiente em que está inserido para proporcionar uma experiência personalizada e mais imersiva.

Essa adaptação à realidade do gamer é feita através do monitoramento de sua rotina, localização, interesses, amigos e até na quantidade de dinheiro que você carrega na carteira. Todas as informações que você quiser e permitir poderão ser usadas para criar situações interativas entre os mundos real e virtual. Em teoria, você teria que realizar algumas atividades em meio ao seu dia a dia para avançar também no game.

Will Wright e The Sims, uma de suas obras-primas. (Fonte da imagem: Designing Interactions)

Embora os sistemas para a captação dos dados já estejam funcionando, o jogo ainda está em estágio de desenvolvimento e não tem nenhuma data de lançamento prevista. Wright ainda precisa encarar uma série de debates sobre a possível invasão de privacidade que o game proporcionaria. Em sua defesa, o designer diz que o HiveMind utiliza somente as informações cedidas voluntariamente pelos jogadores.

Polêmicas à parte, entusiastas e gamers estão ansiosos para experimentar o que deve ser uma quebra de paradigmas no mundo virtual, onde nossas vidas ditam nosso progresso nos jogos.

.....

Quais são as suas expectativas para essa nova tendência de games e aplicativos? Além do entretenimento, eles realmente podem proporcionar benefícios para nossas vidas? Você conhece mais alguma ferramenta que não foi citada no texto? Deixe seu comentário e participe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.