Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Confira os aplicativos que ganharam maior destaque durante este ano nas mais diversas categorias.
  • Visualizações120.136 visualizações
Por Fernando Daquino em 28 de Dezembro de 2011

O ano de 2011 está no fim. Depois de quase 365 dias de trabalho, nós publicamos as análises de milhares de aplicativos e serviços para que vocês tivessem todas as ferramentas necessárias para melhorar a rotina na frente do computador.

Em meio a essa infinidade de programas, alguns tiveram maior destaque. Neste artigo, fizemos uma seleção dos softwares gratuitos para Windows, postados neste ano, que obtiveram maior popularidade e boa reputação entre nossos leitores.

Abaixo você confere os melhores programas de 2011 segmentados por suas respectivas categorias.

Áudio

DJ Promixer Free 

Se você gosta de tirar uma onda de DJ nas festas que participa, o DJ Promixer Free é uma ferramenta ideal. Isso porque ele vai além de um player de música comum e oferece centenas de recursos profissionais capazes de agitar qualquer festa.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A interface deste aplicativo segue o padrão de outros DJs virtuais populares. Assim, caso você esteja acostumado com esse tipo de programa, não terá dificuldades para utilizá-lo. Em contrapartida, quem ainda não tem experiência na área encontrará as principais ferramentas bem identificadas.

GrooveDown 

Quem já usufruiu do Grooveshark sabe que esse serviço online de streaming de músicas tem um vasto repositório, com canções que você não encontra em qualquer lugar. O GrooveDown realiza o download das músicas do banco de dados desse serviço, permitindo que você as armazene no formato MP3.

A interface do aplicativo é limpa e de fácil utilização, contendo elementos bem distribuídos pela tela e que passa a sensação de organização. Diferente dos serviços de P2P, que usam diversos usuários como fonte das músicas, o GrooveDown realiza buscas somente no acervo do Grooveshark, o que garante a transferência da música sem interrupções por causa da falta de conexão com outras pessoas.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A velocidade de download nos surpreendeu, sendo que uma canção com 7 MB levou apenas 15 segundos para ser baixada. A organização dos arquivos acontece em pastas separadas pelo nome do artista, o que torna a localização delas muito prática.

Educação e diversão

Teste do Quociente Intelectual (QI) 

O Quociente de inteligência (mais conhecido como QI) consiste em testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas das pessoas. Com o Teste do Quociente Intelectual você poderá responder uma série de perguntas de variados gêneros para medir a sua inteligência. Bastam alguns minutos para resolver o teste e o resultado sai na hora.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A interface deste aplicativo é bastante simples, tornando a sua utilização descomplicada. O suporte para o português é outra característica positiva do programa, promovendo uma interação ainda mais intuitiva. Embora não seja reconhecido por instituições oficiais, ele pode ser uma interessante brincadeira para comparar seu resultado com os dos seus amigos.

Imagem e vídeo

Mult-TV 

Você odeia perder um capítulo da sua novela predileta ou uma partida do seu time de coração? Então, o Multi-TV pode ser a saída para que isso nunca mais aconteça. Isso porque este programa reproduz a programação dos canais de televisão diretamente no computador, sem comprometer o desempenho do sistema.

Com apenas alguns cliques, você usufrui do conteúdo exibido pelas principais emissoras nacionais e internacionais. A interface simples, aliada às opções em português, proporciona uma interação descomplicada e prática.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A programação em nosso idioma (ou com legendas em português) garante mais um ponto positivo para o Multi-TV. Ele ainda tem o diferencial de permitir a gravação do conteúdo que está sendo exibido na tela.

Free Clone Stamp 

O Free Clone Stamp Tool é um programa que oferece uma única função: o recurso conhecido como “clone” – o qual permite limpar a foto, eliminando elementos indesejados com apenas alguns cliques. Este aplicativo possui uma funcionalidade bem menos complexa que os demais softwares para edição de imagens que conhecemos, como o Photoshop, o The GIMP e o PhotoScape.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Internet

Desprotetor de Links para Chrome 

Quem costuma baixar conteúdos da internet já deve ter se deparado em algum momento com os protetores de links (mecanismos que exigem a inserção de alguma informação pessoal para liberar o download). Se você usa o Google Chrome[F9] , é possível utilizar o Desprotetor de Links para Chrome para burlar esses serviços incômodos e perigosos para a segurança de nossos dados sigilosos.

Este aplicativo chama atenção não só por sua funcionalidade descomplicada, mas também por se mostrar bem estável, sem travamentos ou erros inesperados durante sua utilização. Por estar totalmente em português, você não deve encontrar problemas para se adaptar às suas ferramentas.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

É válido ressaltar que este programa possui versões para outros navegadores:

Envio de Torpedo Gratuito 

Um dos problemas em ter um celular com plano pré-pago é não perceber que os créditos acabaram e precisar enviar um SMS. O Envio de Torpedo Gratuito permite que você envie torpedos de graça para aparelhos de qualquer operadora.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

O site do serviço é em português e bastante intuitivo. Dessa forma, você não deve encontrar qualquer dificuldade para usufruir de suas funções. Em nossos testes, o aplicativo obteve sucesso no envio de mensagens de texto para as operadoras TIM, Claro, Oi e Vivo. Os torpedos foram recebidos em poucos segundos.

Minha Conexão

Sua internet anda meio lenta? Você está desconfiado sobre a verdadeira banda de conexão que está recebendo? O Minha Conexão é uma ferramenta que pode ajudá-lo, pois ele é uma ótima alternativa para verificar a velocidade da sua conexão de maneira rápida e fácil.

O programa não só possui uma boa aparência como também demonstrou ser bastante eficiente. Os destaques deste aplicativo ficam com a interface toda em português e a possibilidade de você incorporar o medidor em seu próprio site, caso possua um. Na parte inferior do serviço, é possível conferir os gráficos com os resultados dos testes anteriores, facilitando o monitoramento da sua conexão.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Personalização

XWidget

XWidget é, sem dúvida, uma ótima opção para a personalização da Área de trabalho. Este aplicativo oferece barras de ferramentas muito práticas, com as quais você pode acessar rapidamente qualquer informação ou aplicativo do seu computador.

Entre os dados suportados, estão o desempenho do PC, o clima em determinada cidade, a exibição de imagens e os feeds RSS. Tudo isso é mostrado de forma elegante e sem interferir no desempenho do computador.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Contudo, o grande diferencial deste software é a possibilidade de criação dos seus próprios widgets com funções específicas, permitindo que você adapte cada ferramenta às suas necessidades.

Theme Manager for Windows 7

Para quem adora mudar a aparência do computador com frequência, o Theme Manager for Windows 7 é uma ferramenta essencial, pois ele conta com centenas de opções de temas para personalizar a sua máquina.

Além da extensa lista de temas disponíveis para download, englobando os mais variados estilos de colorização e planos de fundo, você pode gerenciar aqueles que já estão instalados no seu PC. A sua interface moderna e de fácil navegação são características ainda mais vantajosas para quem não possui muita prática na instalação de novos temas.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Folder Colorizer

O visual do seu computador anda meio apático? O Folder Colorizer é uma ferramenta capaz de renovar o ânimo da sua máquina pintando as pastas com uma infinidade de cores. O aplicativo tem uma funcionalidade descomplicada, possibilitando que você se adapte aos seus recursos com muita facilidade.

A variedade de cores disponíveis para a personalização das paletas que podem ser aplicadas às pastas é enorme, oferecendo uma vasta combinação de tonalidades para embelezar o PC.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Utilidade

WinUSB Maker

Esqueça aquele antigo e trabalhoso esquema de instalar o Windows por meio de CDs ou DVDs – tarefa impossível em gadgets portáteis que se quer possuem drives de leitura ótica. Com o WinUSB Maker, você é capaz de criar um pendrive bootável e implementar o sistema operacional diretamente dele.

Este programa é bem simples, dispensando até mesmo qualquer tipo de instalação. Dessa forma, você pode transportá-lo em qualquer dispositivo de armazenamento móvel. Todavia, o grande trunfo do aplicativo é permitir que os arquivos sejam copiados a partir de um diretório de configuração do Windows (ideal para quem compra computadores com o sistema pré-instalado no disco rígido e sem disco de instalação) ou de um DVD de instalação da plataforma.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A discrição com que funciona, consumindo poucos recursos do sistema, é outro atrativo do WinUSB Maker.

Windows 8 Developer Preview

A Microsoft liberou uma versão voltada para desenvolvedores do seu mais recente sistema operacional. O Windows 8 Developer Preview reproduz algumas das funcionalidades que a nova plataforma da empresa deve oferecer.

A nova tela inicial representa uma quebra de paradigmas, estipulando um possível novo padrão para os sistemas. Apesar de exigir certa adaptação, tudo indica que a interface Metro do Windows 8 tornará nossa interação com o SO ainda mais prática e intuitiva.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Esta versão do Windows ainda contará com compatibilidade total com aparelhos que tenham telas sensíveis ao toque, terá uma loja virtual chamada Windows Store e suportará as tecnologias USB 3.0 e NFC. Outra esperada novidade é a adoção do Internet Explorer 10, um navegador mais imersivo e que prioriza a exibição do conteúdo.

Toolwiz Care

Toolwiz Care é uma excelente ferramenta para quem está procurando melhorar o desempenho do computador. Em nossos testes, a máquina utilizada passou a abrir documentos com maior rapidez e realizar pesquisas em menor tempo depois da ação deste software.

Além das opções básicas para a eliminação de arquivos inúteis e entradas inválidas no registro, este programa oferece ainda gerenciador de senhas, backup, restauração do sistema e reparos automáticos na rede – evitando que você instale diversos aplicativos para ter todos esses recursos.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Apesar de não ter seus menus e funções traduzidas para o português, a interface bem organizada e os ícones presentes nas ferramentas do software dão uma boa ajuda na hora de se familiarizar com suas funcionalidades.

Grandes atualizações do ano

Além dessas grandes e surpreendentes novidades, não poderíamos deixar de citar as atualizações mais relevantes para alguns dos programas mais populares do Baixaki. Dê uma olhada no que de melhor foi implementado nestes aplicativos de peso:

Messenger Plus! Live

A última versão do Messenger Plus! Live trouxe ainda mais cores e efeitos para as fontes e interface do mensageiro instantâneo mais popular do mundo. Um dos grandes atrativos desse aplicativo é a função de atalhos flutuantes, pela qual você pode conversar com seus contatos mantendo redirecionamentos para as janelas de conversação sempre em exibição, não importando o documento ou programa que esteja ativo na tela.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Avast! Free Antivirus

As atualizações do Avast! neste ano trouxeram as funções de varreduras programadas, proteção adicional e licença gratuita de 365 dias, além da tradução aperfeiçoada de seus menus e ferramentas para o português.

Uma das novidades apresentadas mais interessante é a função “Auto Sand Box”. Esse mecanismo trata-se de um módulo no qual você pode testar um programa sem que ele precise ser instalado em sua máquina. Assim, o risco de o PC ser infectado por malwares é menor.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A função “Webrep” é mais uma ferramenta útil para quem usa os browsers Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Com ela ativada, é possível verificar a reputação de cada página que você visita, evitando cair nas armadilhas preparadas por cibercriminosos.

AVG Anti-Virus Free

O AVG, um dos antivírus mais famosos do Baixaki, não teve grandes reformulações em sua interface ou funcionalidades. As melhorias da versão 2012 ficaram restringidas ao seu consumo de recursos do PC e desempenho. Contudo, os avanços foram significativos, como você pode conferir na listagem a seguir:

  • O antivírus hoje ocupa menos espaço em disco: 45% menos em relação à edição 2011;
  • Ele está usando menos memória que o seu antecessor, pois reduziu a quantidade de processos simultâneos de dez para sete – ocasionando também uma redução de 10% no tempo de carregamento;
  • O desempenho do AVG 2012 apresentou de 20 até 50% mais rapidez na execução de suas tarefas.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

CCleaner

O limpador considerado por muitos como o mais eficiente do mercado teve sua interface renovada, tendo seus ícones e botões substituídos por mais modernos. Agora, o CCleaner é instalado como um aplicativo de 64 bits nativo em sistemas que suportam a estrutura, possibilitando uma melhor detecção de arquivos para esse tipo de plataforma.

Outra função muito esperada foi a manutenção dos cookies de forma inteligente. Isso significa que você pode limpar os dados temporários do seu navegador sem se preocupar em perder as preferências de configurações estabelecidas.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

A última grande novidade de sua mais recente versão é a ferramenta chamada de Limpador de Dispositivo, a qual permite a limpeza completa no disco, eliminando os dados (sobrescrevendo os espaços onde estavam os arquivos com dados aleatórios) de uma vez por todas.

Advanced SystemCare

A quinta versão do Advanced SystemCare contou com basicamente melhorias no seu visual, mantendo a tradição do software de inovar e fornecer uma interface de fácil utilização. O programa ganhou uma aparência mais moderna e sofisticada, deixando uma apresentação impecável.

Além disso, este aplicativo é mais um para a lista de softwares renomados que adotou o suporte para o português, fato que o torna uma ferramenta evoluída e pronta para os brasileiros.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Google Chrome

O navegador da Google foi o primeiro a estabelecer uma rotina de atualizações em curtos espaços de tempo. Assim, pudemos acompanhar uma série de melhorias no Chrome. Logo ao executá-lo, podemos observar algumas mudanças na interface, principalmente na tela inicial.

Ela passou a ter as suas seções (“Mais Visitado”, “Aplicativos” e “Recentemente fechadas”) segmentadas em páginas. Com essa separação em menus, tudo ficou mais organizado e você encontra aquilo que deseja com maior facilidade.

Outro aperfeiçoamento notável foi com relação à sincronização de dados. Em sua versão mais recente, o navegador permite que praticamente todas as preferências definidas nele sejam sincronizadas com uma conta dos serviços da empresa. Dessa forma, é possível usufruir de suas informações em qualquer PC com muito mais praticidade.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

Para evitar que as configurações de sua conta sejam alteradas por pessoas com quem você compartilha um computador, é possível criar diferentes usuários, tal como acontece no Windows.

Além de tudo isso, a Chrome Web Store (loja virtual de aplicativos) vem sofrendo importantes reformulações em sua estrutura e interação com o browser, possibilitando maior comodidade para que nós encontremos e instalemos ferramentas que colaborem em nossa rotina virtual.

Mozilla Firefox

Uma das críticas mais recorrentes sobre o Firefox era o seu consumo de memória. De acordo com os desenvolvedores, desde a versão 7 o navegador usa uma quantidade entre 20% e 30% menor de memória do que seus antecessores.

O foco da nova atualização está na execução de códigos em JavaScript. Agora, páginas que abusam das funções especiais proporcionadas por essa linguagem, como o Gmail e o Google Docs, podem ficar até 30% mais rápidas para abrir e executar.

Acompanhando a tendência de sincronia de dados entre computadores, o browser da Mozilla adotou o sistema Firefox Sync, que ganhou complementos para um melhor armazenamento de senhas e preferências. A partir deste ano, as modificações feitas são sincronizadas instantaneamente quando utilizado essa ferramenta.

Os melhores programas gratuitos de 2011 que passaram pelo Baixaki [vídeo]

O sistema Panorama foi outra novidade bem interessante. Esse recurso permite uma visão mais ampla das abas abertas no browser e, consequentemente, melhor organização de todo o conteúdo. Nas últimas melhorias implementadas, a ferramentas se tornou mais rápida, pois as páginas ocultadas pela função deixaram de ser carregadas com a inicialização do browser e passaram a ser exibidas apenas quando você clica sobre elas.

No que concerne à segurança, o Firefox teve evoluções no recurso de gerenciamento de permissões – com o qual você pode definir se o navegador deve memorizar senhas, compartilhar sua localização, armazenar cookies, abrir popup e preservar conteúdo offline.

Enquete

Agora, chegou a hora de você participar e votar no melhor aplicativo gratuito do ano.

Qual foi o melhor programa gratuito de 2011?

.....

Você se lembra de outro software que chamou sua atenção durante este ano? Conhece outras ferramentas úteis que surgiram em 2011? Deixe seu comentário e ajude outros leitores a aperfeiçoarem suas experiências com o PC.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!