As 10 bibliotecas mais incríveis do mundo

3 min de leitura
Imagem de: As 10 bibliotecas mais incríveis do mundo

Bibliotecas são espaços de cultura e lazer, mas apesar de muitas pessoas não gostarem de frequentá-las, elas são essenciais no cotidiano de todas as cidades. Verdadeiros templos do conhecimento, as construções que abrigam livros pelo mundo afora impressionam pela sua beleza e magnitude.

O site The Best Colleges elaborou uma seleção de imagens com algumas das mais bonitas e imponentes bibliotecas do mundo. O Tecmundo selecionou 10 delas para você conhecer. Qual é a mais impressionante?

Biblioteca do Congresso – Washinghton, EUA

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Mais antiga instituição federal dos Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso é considerada a maior do mundo. No total, são três edifícios que contam com 32 milhões de livros, 61 milhões de manuscritos, 1 milhão de jornais dos três últimos séculos, 5 milhões de mapas, 6 milhões de peças de partitura e 14 milhões de fotos e gravuras.

Biblioteca Bodleiana – Oxford, Inglaterra

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Criada em 1602, a biblioteca da Universidade de Oxford é uma das mais antigas da Europa. Com 11 milhões de itens, a construção conta com diversos objetos históricos como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.

Biblioteca da Abadia de Saint Gall – Saint Gallen, Suíça

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Com 160 mil volumes, a biblioteca da Abadia de Saint Gall é a mais antiga da Suíça e impressiona pela sua belíssima decoração. Afrescos no teto e estantes ornamentadas fizeram com que em 1983 ela fosse considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas.

Biblioteca do Mosteiro Beneditino – Admont, Áustria

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Com 70 mil volumes, a biblioteca do Mosteiro Beneditino tem o teto composto por sete cúpulas, todas decoradas com afrescos de Bartolomeo Altomonte. O projeto exibe a progressão do conhecimento humano e foi fortemente influenciado pelo Iluminismo.

Biblioteca do Mosteiro de Melk – Melk, Áustria

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Fundada em 1089, a abadia de Melk abriga uma biblioteca fundada no século XII. Com teto alto decorado com afrescos de Paul Troger, o ambiente possui uma vasta coleção de manuscritos medievais, além de milhares de manuscritos musicais.

Biblioteca do Castelo de Chantilly – Chantilly, França

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Além da biblioteca, o espaço inclui ainda uma das mais importantes galerias de arte da França. Destruída durante a Revolução Francesa, a biblioteca, que é particular, contém mais de 1,3 mil manuscritos e 12,5 mil obras impressas. O Castelo de Chantilly ficou conhecido no Brasil por ter sido o palco do casamento entre o atacante Ronaldo e a apresentadora Daniela Ciacrelli.

Biblioteca do Mosteiro de Wibligen – Ulm, Alemanha

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Fundada em 1093 e remodelada para o estilo barroco no século XVIII, a biblioteca é considerada pelos historiadores uma das mais importantes do planeta por conta da sua rica ornamentação.

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Em operação desde o início do século XVI, a instituição conta hoje com mais de 1 milhão de livros. A arquitetura segue o majestoso estilo barroco e o espaço conta com um edifício separado para obras anteriores ao século XIX.

Nova Biblioteca de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

A construção da Biblioteca de Stuttgart começou há três anos e está orçada em 80 milhões de euros. Trata-se de um cubo monolítico com dois pisos subterrâneos e nove andares. O edifício inteiro, tanto dentro quanto fora, é completamente branco.

Biblioteca Pública de Salt Lake City – Salt Lake City, EUA

(Fonte da imagem: The Best Colleges)

Construída em 2003, a Biblioteca Pública de Salt Lake City é resguardada por cinco paredes de vidros curvos que terminam em uma claraboia de 20 mil metros quadrados. O topo do edifício, que conta com mais de 500 mil livros, possui um terraço com árvores e flores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.