Os melhores jogos de Pokémon e Digimon do Baixaki [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de Pokémon e Digimon do Baixaki [vídeo]

Os desenhos Pokémon e Digimon com certeza marcaram época para quem nasceu nos anos 1990. Eles passavam em canais diferentes e praticamente no mesmo horário, consequentemente, quem via um não podia acompanhar o outro.

Diferente de Pokémon, cujo desenho foi baseado no game para Gameboy, Digimon só ganhou um jogo depois de ter feito sucesso com seu anime. No final, Pokémon ganhou a briga pela popularidade porque praticamente impunha às crianças que decorassem os nomes dos 150 primeiros monstrinhos de bolso, gerando disputas e rivalidades entre as crianças – algo que hoje é quase impraticável, afinal seu número passou para 649 pokémons.

Outro exemplo dessa separação de “você gosta de Pokémon ou de Digimon” era o seguinte: jogos de Pokémon eram feitos para consoles da Nintendo, como Gameboy e Nintendo 64, enquanto os games de Digimon eram voltados para o primeiro Playstation.

Hoje as coisas mudaram e já existem jogos de Digimon para Nintendo 3DS. Entretanto, o que importa mesmo é que é possível encontrar games para PC dos dois animes.

Nesta seleção, nós resolvemos unir as duas séries num mesmo apanhado, justamente para não haver aquela antiga batalha entre Pokémon e Digimon. Confira os games que ressuscitarão sua criança interior!

Pokémon Trading Card Game Online

Perto do seu auge, Pokémon teve um jogo de cartas lançado: o Pokémon TCG. Naquela época, muita gente comprou baralhos prontos (ou decks, como eram mais conhecidos) e começou a desafiar seus amigos nos torneios da Liga Pokémon que algumas lojas sediavam. Era um barato: você se sentia um verdadeiro treinador Pokémon!

Escolha seu deck

Se você eventualmente vendeu seu deck e hoje não tem mais dinheiro, nem tempo, para retomar a jogatina, Pokémon Trading Card Game Online foi feito para você. Nele, é possível disputar diversos torneios online e até mesmo batalhas contra outros jogadores.

Diferente das partidas de mesa, esta versão conta com efeitos especiais e animações muito interessantes. Além disso, as lutas ocorrem de maneira muito mais rápida – uma vez que não é preciso embaralhar manualmente as cartas.

O grande problema de Pokémon Trading Card Game Online é não ter como trocar as cartas do seu deck gratuitamente e haver apenas três opções deles. Caso você queira outras combinações de cartas, precisa comprá-las fisicamente e informar no site o código na caixa do baralho para liberar as cartas no jogo.

Digimon Battle

Exceto pelo fato de não haver exploração de labirintos por meio de um tanque, Digimon Battle se assemelha bastante ao game Digimon World 2, para Playstation. Afinal, ele conta com gráficos praticamente do mesmo nível de qualidade e suas batalhas são divididas em turnos e acontecem entre times de três digimons.

Digimon Battle é um MMORPG, o que significa que você pode formar grupos com seus amigos para avançar mais rapidamente pelo perigoso digimundo. Com a possibilidade de capturar os digimons derrotados, você consegue carregar até cinco com você e armazenar vários outros na cidade. Conforme o digimon sobe de nível, novas formas de digivolução são liberadas, as quais devem ser acionadas durante o combate.

Pokémon Global Revolution

Quem nunca teve um Gameboy para jogar os games de Pokémon agora pode se divertir com o Pokémon Global Revolution. Nele, você encontra uma experiência de jogo muito semelhante à dos jogos das versões portáteis, inclusive na história. A jogabilidade é um pouco devagar, mas nada que atrapalhe a diversão se você estiver empenhado em virar um mestre Pokémon.

Seus gráficos são semelhantes aos de Pokémon Ruby e Sapphire (lançados para Gameboy Advance), o que garante monstrinhos muito bem definidos em sua tela. As músicas, porém, são tocadas apenas durante as batalhas, o que deixa a exploração de cidades bastante monótona. Algo que também desaponta é a falta de efeitos especiais nos ataques, ou seja, você não vê garras, fogo ou eletricidade na tela, apenas a animação de uma pancada simples.

Digimon Masters Online

Digimon Masters Online é uma versão melhorada de Digimon Battle. O game conta com cenários em três dimensões e suas batalhas acontecem como no primeiro Digimon World, lançado para Playstation. Ou seja, você corre pelo digimundo com um digimon ao seu lado e grita ordens à distância quando as batalhas começam.

Um mundo vasto

O limite de digimons disponível por jogador é inferior ao presente em Digimon Battle, algo que talvez não agrade a quem pretende trocar um game pelo outro (Digimon Masters Online teve o servidor internacional lançado recentemente). Apesar disso, a evolução nos gráficos foi significativa e a jogabilidade também melhorou – fatores relevantes a serem levados em conta para você decidir pela troca.

Shoody Battle

Nos jogos principais de Pokémon (Red, Gold e Ruby, por exemplo), todo pokémon apresenta atributos escondidos que podem ser treinados para deixar seus status mais fortes. Dependendo de como você quer usar o pokémon nas batalhas, você pode treinar status específicos ao lutar contra oponentes que apresentem como mais forte o status pretendido.

Seja no Gameboy ou no Nintendo DS (ainda não há versão para 3DS), realizar esse tipo de treinamento consome muito, muito, tempo – além disso, frequentemente ele se prova inútil de acordo com o time de pokémons que você montou.

Para não perder tempo com isso, você pode usar o simulador Shoody Battle: ele permite a criação do time que você deseja montar no portátil, porém instantaneamente. O programa também permite a conexão a servidores onde você pode encontrar outros jogadores, contra os quais é possível testar a combinação de pokémons criada.

Digimon Pets

Desenvolvido por fãs brasileiros, Digimon Pets é um jogo de navegador em que você realiza várias missões para salvar o digimundo, podendo treinar e fundir vários digimons. O game acompanha a saga atual do anime e recebe atualizações constantes. Seu número de usuários cresce a cada dia, os quais você pode desafiar em tempo real, usando a função mais recente do site.

Batalha

Pokémon Simulator

Muito parecido com Shoody Battle, Pokémon Simulator também apresenta uma interface de programa e nenhuma animação nas batalhas. Sem nenhum cenário por onde caminhar ou objetos para interagir, o game funciona totalmente por meio da execução de comandos. Por exemplo, para batalhar contra um pokémon selvagem, é preciso selecionar Actions > Fight a wild pokémon > Search for a pokémon.

Pokémon – A grande aventura

Também feito por brasileiros, Pokémon – A grande aventura é um jogo de plataforma baseado na série. Seu principal destaque fica na dificuldade apresentada nas fases, pois você tem apenas uma chance para terminar o jogo, voltando desde o primeiro nível caso todas suas vidas acabem. Contudo, Pokémon – A grande aventura possui alguns problemas na jogabilidade e gráficos de baixa resolução, o que acaba dificultando sua jornada.

Gold Silver Startes Advance

Gold Silver Startes Advance é uma espécie de jogo de luta de Pokémon. Nele, você controla os movimentos do monstrinho dentro do campo de batalha e decide quando ele deve lançar seus ataques. Devido aos gráficos e à jogabilidade simples, conquistar as oito insígnias não chega a ser um desafio e pode ser feito rapidamente. Todavia, não se esqueça de alongar o antebraço: o game exige um uso constante do botão de ataque.

Pikachu Adventure

Comparado com Pokémon – A grande aventura, Pikachu Adventure é muito mais fácil, pois conta com um pulo duplo, a possibilidade de ganhar vidas conforme você coleta moedas e um efeito similar ao cogumelo de Super Mario (a diferença é que o Pikachu evolui). Entretanto, a música de Pikachu Adventure é pouco condizente com a temática, pois não é nenhuma presente no desenho ou nos jogos, mas sim uma música da banda Offspring.

Pokémon Generations

Este certamente é um dos jogos que todo mundo sempre sonhou, pois nele você controla um treinador capaz de se mover tridimensionalmente. Não bastasse isso, também há como controlar os pokémons durante a batalha. Ou seja, aqui você não precisa apenas de um tipo mais forte que os demais, mas uma estratégia eficaz e a capacidade de executá-la com precisão. É uma pena ainda estar em fase inicial de desenvolvimento e não ter muito conteúdo.

Pokémon 3D

Apesar do título, o game está em 2.5D.  O que isso significa? Nele, você se movimenta em três dimensões, porém em um mundo bidimensional, isto é, não há profundidade nos cenários. Deixando esse fato de lado, em Pokémon 3D é possível sair em sua jornada usando outra perspectiva, algo interessante para quem não pode comprar os jogos mais recentes, e oficiais, da franquia.

Pokémon Tower Defense

Aqui no Baixaki você já encontra três títulos desta “série”, sendo este o mais atual. A sua proposta consiste em fazer usar os monstrinhos de bolso como torres de defesa. Com elas, você deve derrotar os atacantes, os quais são também representados por pokémons. Sua história é fora do convencional, porém muito engraçada por fazer várias referências à cultura pop.

Pokémon Cyrus

Com gráficos similares aos do Game Boy Advance, este game permite que você explore várias regiões, conquistando insígnias conforme as explora. Um diferencial interessante é a possibilidade de combater contra outros treinadores, sendo que todos começam em condições similares, não havendo favoritismo de professores escolhendo crianças aleatórias para serem mestres.

Pokémon Creed

Diferente do game acima, neste os gráficos são muito mais simples e não há exatamente animações, então você conta apenas com algumas imagens de apoio e usar os menus organizados no site para jogar livremente. A proposta segue como em qualquer título da franquia, sendo necessário conseguir insígnias e batalhar contra outros treinadores.

Pokémon Online

Este é outro título para quem deseja apenas testar as suas habilidades em batalha, construindo um time perfeito do zero e terminando a sua elaboração em instantes. O seu diferencial é apresentar criaturas até a quinta geração dos monstrinhos de bolso, permitindo que boa parte deles já seja utilizada de maneira competitiva conforme as suas necessidades.

Este artigo foi inicialmente elaborado em 2011, porém com a febre causado pelo lançamento de Pokémon X e Y, acabou sendo necessária uma atualização para quem não pode embarcar na onda. Apesar de também apresentar jogos de Digimon, esta atualização não trouxe mais novidades nesse quesito porque nos último dois anos não foram lançados jogos de relevância para o site. Entretanto, caso você queira complementar esta seleção, não deixe de comentar indicando novos itens para a lista acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.