Anunciado novo recurso de segurança para o Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Anunciado novo recurso de segurança para o Google Chrome

(Fonte da imagem: Divulgação / Google)

A Google anunciou, em seu blog oficial, o desenvolvimento de uma nova ferramenta de segurança para aqueles que utilizam a internet para baixar aplicativos. Trata-se de um mecanismo que alerta usuário caso ele esteja baixando arquivos executáveis de sites presentes na lista negra da Google.

Essa nova funcionalidade estará presente na próxima versão do Google Chrome e irá exibir alertas avisando caso o arquivo executável que o usuário está baixando seja suspeito. A notificação será exibida para qualquer endereço de download que corresponda a alguma URL presente no Safe Browsing API.

Alerta de malware (Fonte da imagem: Divulgação / Chromium Blog)

A política de privacidade da nova função de segurança é a mesma daquela aplicada pela API citada. Ou seja, o Chrome irá alertar o usuário a respeito dos perigos de acessar o link e baixar o arquivo, mas não o impede de fazê-lo. Fazer o download ou não será uma decisão dos usuários.

Primeiros testes

No momento, o recurso está em fase de testes e, por isso, foi disponibilizado em pequena escala, apenas para os usuários que se inscreveram no canal de desenvolvimento do Chrome. Espera-se que a nova ferramenta torne a navegação na internet mais segura e, com isso, deixe o usuário mais tranquilo ao baixar um arquivo executável de sites que ele não conhece.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.