Quando o assunto é — destravar, destrancar, arrombar, abrir — invadir a propriedade alheia, o que não falta nos meliantes é criatividade para desenvolver os mais inusitados métodos. Adam Dachis, do portal Life Hacker, reuniu uma série de técnicas que podem ser adotadas pelos bandidos para praticar crimes, e nós aqui da redação selecionamos cinco delas para você conferir e ficar esperto. Veja a seguir:

Mas, antes de você ver quais são os truques, gostaríamos de ressaltar que a nossa matéria tem o objetivo de alertar e informar, e não de ensinar métodos ilícitos de invasão.

1 – Carros

Se existe um item que os bandidos não têm o menor problema em invadir, são os carros alheios! O pior é que, dependendo do modelo do automóvel, os danados têm mais facilidade ainda. Confira no exemplo a seguir um dos métodos que podem ser empregados:

Na verdade, a técnica acima pode ser útil para quando trancamos as chaves acidentalmente no interior do carro e consiste — conforme explicou o moço do vídeo acima — em usar um pedacinho de madeira (no formato de um calço) e uma longa barra de metal. Para abrir o veículo, basta inserir a peça de madeira na parte superior da porta, forçar uma pequena abertura, introduzir a barra de metal e acionar a trava.

Mas, se por acaso o seu carro tiver um sistema diferente, alternativamente, os ladrões ainda pode tentar esta tradicional técnica:

2 – Garagens

Se a porta da sua garagem for do mesmo tipo que você pode ver na imagem acima, fique esperto! Isso porque, como você poderá ver na demonstração logo abaixo, elas são bem fáceis de abrir, e os delinquentes precisam de um mínimo de material de apoio e apenas alguns segundos para vencer o obstáculo. Veja:

Tudo o que o cara do vídeo fez — em aproximadamente 6 segundos! — foi introduzir um arame com uma das extremidades dobradas em forma de gancho através de uma pequena abertura e puxar a peça que funciona como trinco da porta. O que você pode fazer para melhorar a segurança da sua garagem? Uma opção seria prender o sistema com um lacre de plástico, como você pode ver na imagem a seguir:

3 – Cofres eletrônicos

Sabe aqueles cofres que são supercomuns em quartos de hotel, que funcionam com a introdução de um código digital? Pois os malfeitores descobriram um truque simples para enganar o mecanismo eletrônico e destravar a porta. A técnica funciona para os modelos mais baratos — os cofres mais caros costumam ser menos vulneráveis — e parece ser incrivelmente simples. Confira a seguir:

Como você viu, para destravar o cofre, tudo o que o meliante precisa fazer é batê-lo sobre uma superfície — como uma mesa, uma prateleira, um balcão etc. — enquanto a fechadura é forçada. Simples assim. Como recomendamos que você se proteja de possíveis ladrões enquanto estiver hospedado em um hotel? Não deixando coisas de valor no cofre do quarto ou, alternativamente, chumbando o bendito.

4 – Portas

Ainda considerando a estadia em hotéis, você é do tipo que só se sente mais tranquilo depois de passar a corrente na porta? Então saiba que os modelos mais tradicionais estão longe de serem os mais eficazes, e tudo o que os marginais precisam é de um elástico de borracha para se livrar dessa medida de segurança. Veja só:

Na verdade, o método acima exige um pouco de perspicácia do invasor, pois, antes de solucionar o problema da corrente, ele precisará se livrar de outros tipos de trava. Mas, depois de destrancar a porta, tudo o que ele precisa fazer é abrir uma fresta suficiente para introduzir o braço e amarrar o elástico na corrente. Então, basta prender a banda de borracha na maçaneta, fechar a porta novamente e abri-la com cuidado.

5 – Cadeados

Você é do tipo que passa o cadeado em tudo, só para garantir, e ainda prefere aqueles com segredo por achá-los mais eficazes? Pois saiba que os bandidos também podem destravar esses objetos tranquilamente — e isso enquanto tomam uma cervejinha! Confira na demonstração:

O método apresentado no vídeo acima consiste em usar uma latinha de cerveja para fabricar uma espécie de chave-mestra. Para isso, basta cortar uma lâmina em formato retangular e, depois, fazer quatro cortes para formar uma letra “M” com cerca de 1 polegada. Aí é necessário dobrar a lâmina de maneira que somente o “miolo” do M fique intacto e, então, aparar a pontinha para que ela fique arredondada.

Depois, é preciso dobrar a “quase-chave” sobre um dos dedos para que o miolo do M fique curvo — e pronto! A gambiarra está pronta. Para usá-la, os malandros encaixam essa parte curva na abertura na lateral do cadeado e vão empurrando até que ele ceda e se abra.

Você conhece truques usados por infratores para invadir propriedades alheias? Comente no Fórum do Mega Curioso

Via Mega Curioso.