População de Nova York terá app para denunciar atividades suspeitas

1 min de leitura
Imagem de: População de Nova York terá app para denunciar atividades suspeitas

Andrew Cuomo, governador do estado americano de Nova York, fez um pronunciamento há alguns dias em que anunciou novas medidas para garantir a segurança da população: um aplicativo para smartphones que servirá para que as pessoas façam denúncias às autoridades a respeito de atividades suspeitas, com versões para Android e iOS, e a contratação de mais 46 policiais para intensificar a segurança nas principais estações de trem da cidade de Nova York.

O app, chamado de “See Something, Send Something” (“Veja Algo, Envie Algo”, em tradução direta), servirá para que os nova-iorquinos enviem fotos ou notas de texto para as autoridades, denunciando atividades suspeitas. Bolsas ou mochilas deixadas em locais públicos, pessoas portando armas e outras situações que podem sugerir algum tipo de ação terrorista devem ser reportadas através do programa, e cada envio será revisado antes de as autoridades serem notificadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um vídeo educacional foi produzido para divulgar o app, baseado em uma simulação realizada pelas forças de segurança do estado. Nele, um pequeno caminhão foi deixado em uma rua movimentada com diversos produtos perigosos à mostra, como botijões de gás, barris com produtos venenosos, fertilizantes e latas com elementos tóxicos. De acordo com o vídeo, demorou quatro dias para que alguém notasse o conteúdo do caminhão, tempo mais do que suficiente para que uma tragédia acontecesse.

Com as novas medidas de segurança, o governador espera evitar tragédias como a do World Trade Center ou como os recentes atentados em Paris. No entanto, há uma preocupação para que as pessoas reportem apenas situações relacionadas à segurança pública, e não abusem do aplicativo denunciando questões que tenham a ver com suas crenças, preconceitos ou opiniões pessoais. Por isso, as denúncias serão analisadas antes de qualquer ação ser tomada pelas autoridades competentes.

O aplicativo já está em uso em outros cinco estados americanos – Colorado, Luisiana, Ohio, Pensilvânia e Virginia. Tanto os policiais que serão contratados para patrulhar as estações de metrô quanto os oficiais de polícia veteranos da cidade de Nova York receberão treinamento especial para que possam reagir mais rapidamente a situações de ataques terroristas.

Você acredita que a população de NY utilizará sabiamente o app "See Something, Send Something" ou abusará dele por conta de seus próprios preconceitos e opiniões pessoais? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.