Ataques terroristas na França: acompanhe as reações na internet

1 min de leitura
Imagem de: Ataques terroristas na França: acompanhe as reações na internet
Acompanhar evento

Hoje (13), ataques terroristas aconteceram por toda a França — e os reflexos ainda estão se desenrolando. As informações estão um pouco desencontradas e, até o momento, são 153 mortos em sete pontos diferentes na cidade de Paris, segundo o Ministério do Interior da França. O Itamaraty comentou que há dois brasileiros entre os feridos. Agora, o presidente francês, François Hollande, declarou estado de emergência, fechou as fronteiras e pediu apoio ao exército.

A internet está com um papel fundamental durante os ataques: pessoas estão passando os próprios relatos e alertando outros usuários de perigos e informações sobre os ataques. Entre os alertas, encontramos informações como: explosões múltiplas, barulhos de tiros e muitos gritos.

Procura de familiares

Para procurar algum familiar na França neste momento, a polícia local abriu uma linha específica: 0800 40 60 05.

Reações e imagens

Durante os ataques terroristas, a seleção francesa de futebol estava jogando contra a seleção da Alemanha. Em vários momentos da partida, foi possível ouvir o som de explosões. Veja.

Fotos

O G1 preparou um mapa dos ataques. Veja:

O ISIS reivindicou o ataque e postou o seguinte no Twitter: "Isso não é um ataque de um lobo solitário, mas um batalhao de leões rugindo no coração da França". Franceses estão utilizando a hashtag #PorteOuverte, ou "Porta Aberta", para indicar locais seguros.

teatro Bataclan também foi tomado por terroristas que seguraram dezenas de reféns. O que se sabe, é que três homens invadiram o local e começaram a atirar.

Sobre o Bataclan, a França comentou que dois terroristas foram mortos em ação policial — e quatro policiais também acabaram perdendo a vida. Veja o relato (tradução: "Por favor, venham nos salvar! Eles estão atirando nas pessoas uma a uma! Primeiro andar, rápido"):

Homenagens

Muitos países prestaram homenagens aos franceses. Veja as imagens.

Policiamento e ajuda nas ruas

Assim que tivermos dados oficiais, vamos atualizar esta notícia. Vale lembrar que o mês não está fácil: Mariana, em Minas Gerais, ainda sofre e é a maior tragédia ambiental já registrada no Brasil.

Terroristas atacam a França. Acompanhe e comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.