Swarm poderia rastrear usuários mesmo depois de desinstalado do celular

1 min de leitura
Imagem de: Swarm poderia rastrear usuários mesmo depois de desinstalado do celular
Imagem: Skift

Um ex-usuário do Swarm, app social desenvolvido pelo Foursquare, pode ter encontrado uma falha grave de segurança no app: mesmo tendo desinstalado a ferramenta do seu iPhone 5C, o app parece continuar rastreando misteriosamente sua localização pela cidade. Essa pessoa em questão faz parte da equipe NZN e nos contou sobre sua experiência suspeita.

O fato aconteceu no último sábado (15/08) na cidade de Curitiba. Ele estava a uma quadra de um determinado café quando um amigo seu o encontrou no lugar dizendo que tinha recebido uma notificação do Swarm informando que nosso colega estava por lá. Não é preciso dizer que esse fato é um tanto assustador, uma vez que pode representar uma grave falha de segurança ou falta de privacidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para completar o problema, nosso colega chegou a restaurar o sistema do seu iPhone pelo menos duas vezes desde que desinstalou o Swarm. Por conta disso, seria muito estranho o app ainda estar ativo em seu aparelho de forma completamente obscura. Além disso, ele também não foi marcado em nenhum check-in de terceiros no momento desse ocorrido.

Situação desconhecida

Não há informações sobre possíveis acontecimentos parecidos com o Swarm, mas nós estamos investigando o caso para encontrar mais detalhes sobre isso. De qualquer maneira, é bom ficar atento para esse app e para outros similares que informam sua localização para terceiros automaticamente.

O TecMundo entrou em contato com a desenvolvedora pedindo informações sobre o caso. Contudo, não parece haver dados sobre isso. A empresa também não deu um posicionamento oficial sobre possível o problema, mas deve averiguar a situação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.