Os 12 principais incidentes com segurança da informação em 2014

3 min de leitura
Imagem de: Os 12 principais incidentes com segurança da informação em 2014

Um relatório divulgado pelos pesquisadores do laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – aponta quais foram os principais incidentes identificados em 2014. Entre os problemas indicados pelos especialistas estão golpes usando apps e notícias populares, vazamento de informações e falhas de segurança.

Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha).

Janeiro de 2014

O ano começou com uma enxurrada de e-mails falsos que convidavam os usuários a baixarem uma nova versão do popular aplicativo de mensagens WhatsApp, e que, na verdade, eram um Trojan voltado a roubar dados bancários dos usuários.

Fevereiro de 2014

Uma das maiores casas de câmbio de Bitcoin, a MtGox.com, encerrou as operações fazendo com que os investidores da moeda perdessem todo o dinheiro que haviam investido na criptomoeda. A causa do problema foi uma suposta falha de segurança que, ao longo de anos, permitiu o desvio de  750 mil bitcoins.

Março de 2014

Com o desaparecimento do voo da Malásia Airlines, surgiram diversos golpes em redes sociais ligados ao caso. Supostos links prometiam a visualização de cenas exclusivas do acidente. Pessoas que tentaram fazer o download do vídeo acabaram em sites indesejados. Além disso, uma pesquisa mais aprofundada apontou que mais de 500 mil computadores foram infectados por esse tipo de ataque que utilizou a notícia do desaparecimento do voo para enganar os internautas.

Abril de 2014

Durante o período ocorreu uma das vulnerabilidades mais graves da história da internet, tanto em importância como em alcance: o Heartbleed. Esta falha de segurança, encontrada em algumas versões do OpenSSL permitiu que cibercriminosos conseguissem acessar  milhares de servidores conectados à internet.

Maio de 2014

A brecha de segurança mais comentada em maio atingiu o eBay. Aparentemente, o ataque comprometeu uma base de dados com senhas criptografadas e informações financeiras. Isso foi possível, porque os criminosos conseguiram credenciais de acesso com alguns funcionários do site.  Algo similar também aconteceu com o Spotify.

Junho de 2014

O aumento de notícias em torno da Copa do Mundo levou diversos cibercriminosos a criarem ataques que usaram esse tema para enganar e infectar usuários.

Julho de 2014

O conhecido sistema de pagamento PayPal teve um bug no sistema de autenticação. O ataque permitiu que invasores acessassem as 143 milhões de contas que a empresa possui atualmente. A falha de segurança foi encontrada na versão móvel do PayPal.

Agosto de 2014

Esse foi o mês de casos de roubo de informações confidenciais. Tudo começou com a falha nos filtros de 76 mil contas da Fundação Mozilla. Pouco tempo depois, um misterioso grupo de criminosos russos roubou cerca de 1,2 milhões de senhas de usuários de mais de 500 milhões de endereços de e-mail. Além disso, a UPS, a maior empresa de logística e transporte no mundo, anunciou que havia sofrido um ataque, no qual foram roubadas informações bancárias de seus clientes em 51 escritórios nos Estados Unidos - em uma operação que durou sete meses.

Setembro de 2014

Esse mês será eternamente lembrado pelo "Celebgate”, evento em que muitos famosos, especialmente dos Estados Unidos, que armazenavam fotos íntimas em serviços de nuvem viram seus conteúdos vazarem ao público.

Outubro de 2014

Poodle é o nome dado a uma vulnerabilidade descoberta em meados desse mês, colocando o último prego no caixão da comunicação SSL v3.0 , que, apesar de ter 15 anos, ainda é bastante utilizado .

Novembro de 2014

Durante esse mês, pudemos acompanhar várias ameaças para sistemas operacionais, como Wirelurker, malware projetado para infectar sistemas Mac OS e Windows e roubar informações de dispositivos iOS (iPhone, principalmente ), conectados ao sistema infectado.

Dezembro de 2014

A Sony Pictures ficou em evidência quando informações sensíveis, em especial e-mails de executivos da empresa vazaram, em retaliação ao lançamento do polêmico filme A Entrevista, causando um conflito entre os Estados Unidos e Coréia do Norte.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.