1° sem. de 2014: 25% das transações financeiras foram de compras online

1 min de leitura
Imagem de: 1° sem. de 2014: 25% das transações financeiras foram de compras online

Durante o primeiro semestre de 2014, 25,1% das transações financeiras realizadas com cartões (de crédito e débito) foram via comércio eletrônico. Esses dados são oriundos da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços e, ainda segundo a companhia, o montante movimentado chegou a R$ 445 bilhões.

O que aparentemente não parecer ser grande coisa (apenas um quarto das transações financeiras), na realidade esconde um aumento vertiginoso e que chama a atenção para uma questão que tem ganhado destaque em todo o mundo: segurança da informação. Fraudes, golpes e outros tipos de trapaças tendem a se tornar comum com esse acréscimo, o que gera bastante preocupação por parte dos consumidores.

Entenda o panorama: mais números

Do total de transações financeiras realizadas com cartão, 18,8% foram efetuadas por crédito. O restante, os 6,3%, utilizaram o débito como forma de pagamento. Em relação ao mesmo período do ano passado, os dois formatos experimentaram um crescimento expressivo: no primeiro semestre de 2013, as compras com cartão de crédito representavam 15,6%; com o débito, 3,6%.

Segundo Omar Rarouche, Gerente de Inteligência Estatística da empresa ClearSale, as compras com o cartão de crédito representam o meio de pagamento mais seguro disponível no mercado. A ClearSale é uma companhia especializada em prevenção e detecção de fraudes em diversos segmentos, entre eles o e-commerce, telecomunicações e mercado financeiro.

Porém, apesar da segurança passada na hora de usar o cartão de crédito, ainda é preciso tomar muito cuidado, principalmente em se tratando de disponibilizar informações pessoais no momento de adquirir um bem ou serviço. Um dos maiores problemas nas compras online são as fraudes em que os dados do consumidor são utilizados sem o seu consentimento.

Nestes casos, é normal o pedido ser entregue ao fraudador, a loja ficar com o dano financeiro e o cliente ter essa dor de cabeça para resolver. Para ajudar os nossos leitores, relembramos um artigo no começo do ano quer comemora o Dia do Consumidor e dá excelentes dicas para comprar com segurança na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.