Cuidado: ESET alerta para golpe voltado aos usuários do MercadoPago

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: ESET alerta para golpe voltado aos usuários do MercadoPago
Imagem: Collins Community

Especialistas do Laboratório de Pesquisas da ESET descobriram um novo ataque voltado a usuários brasileiros do MercadoPago, famosa plataforma de pagamentos online integrada ao site de e-commerce Mercado Livre. O golpe consiste em um email falso – mas um tanto convincente – que é enviado diretamente para a caixa de entrada da vítima.

A mensagem informa que o internauta teve sua conta do MercadoPago bloqueada por “comportamentos irregulares” e sugere que ele entre em contato para resolver a questão, oferecendo um botão de atalho para um suposto formulário logo em seguida. Ao clicá-lo, a presa dos cibercrimonosos é redirecionada para uma página que simula o Mercado Livre e requisita dados sigilosos do indivíduo, incluindo email, nome de usuário, senha, número e código de segurança de seu cartão de crédito.

De acordo com Ilya Lopes, especialista de Awareness & Research da ESET Brasil, os internautas precisam ficar atentos a esse tipo de golpe e tomar cuidado antes de revelar quaisquer tipos de informações sensíveis em formulários recebidos através de emails. “Caso o usuário tenha caído no golpe, indicamos mudar imediatamente a senha de acesso, comunicar-se com o site de e-commerce e bloquear o cartão de crédito”, complementa o executivo. Fique de olho e evite dores de cabeça!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.