Como manter os dados do notebook protegidos em caso de roubo

4 min de leitura
Imagem de: Como manter os dados do notebook protegidos em caso de roubo

Proteja seu computador.

Computadores são fontes praticamente infinitas de informações sobre seus usuários, e a perda de um pode representar um risco de segurança pessoal maior até do que o incômodo de não se ter as fotos das férias.

Ganhando acesso ao seu computador (seja por meio de um vírus, ou roubando seu dispositivo) uma pessoa mal-intencionada consegue visualizar mais informações de que você gostaria que ela tivesse acesso.

Nomes, endereços e telefones de seus familiares, amigos e contatos profissionais no Outlook, fotos da sua casa na praia, com imagens suas, de sua família e amigos, centenas de milhares de informações relacionadas aos seus gostos musicais, um histórico completo relacionado à sua atividade na internet, logins e senhas de serviços online, planilhas de gastos mensais, informações relacionadas a trabalho e estudo (muitas vezes informações sigilosas da empresa que o emprega) e muito mais.

Estas informações todas não precisam estar prontamente disponíveis para qualquer um. Você pode tomar medidas de segurança para proteger seus dados, suas informações e sua privacidade.

Como aumentar a segurança do computador

Aumentar a segurança do seu computador não é nada complicado. Confira a seguir algumas atitudes e softwares que permitem que você tenha um pouco mais de segurança e possa ficar tranquilo no caso de seu computador ter sido perdido ou roubado.

Esconda suas pastas pessoais

Mas deveria estar aqui. Eu não encontro nada!Tudo bem, isso pode não parecer nada tecnológico para você, mas muitas vezes ladrões de laptops e desktops não são experts em informática. Colocando sua pasta pessoal em um diretório como “C:/André” você consegue acessar facilmente seus dados (digitando o caminho na barra de endereços do Windows Explorer) e pode manter a pasta oculta, de forma que apenas você saiba que ela está lá.

Para saber um pouco mais sobre como ocultar e desocultar pastas veja este artigo. E lembre-se de que pode ser uma medida pequena para sua segurança, mas com certeza um intruso no seu computador vai direto à pasta “Meus Documentos” procurando por seus arquivos.

Criptografe suas pastas e arquivos

Esta palavra dá calafrios em muita gente: criptografia. Embaralhar as informações de arquivos e pastas de forma que elas sejam visíveis apenas mediante senha. A criptografia não é perfeita e pode ser trespassada, mas vai exigir do intruso um conhecimento de informática bem razoável.

Proteja suas pastas. Criptografia é a sua arma.O Windows 7 Ultimate possui uma ferramenta de criptografia integrada ao sistema chamada BitLocker. Você pode utilizá-la para tornar pastas, pendrives, arquivos e até mesmo o disco inteiro seguro. Você pode aprender mais sobre o BitLocker aqui.

Caso você não possua o Windows 7 Ultimate instalado em sua máquina, não se preocupe. Existe uma ótima alternativa gratuita para a criptografia de arquivos e pastas: o TrueCrypt.

Se você está comprando um novo laptop, existe uma opção ainda mais segura: a criptografia por hardware. A Seagate já é bastante conhecida pela qualidade dos seus self encrypting drives (drives autocriptografados), também conhecidos como SED.

Se você pretende comprar um destes laptops com SED, a marca DELL possui diversos modelos de ThinkPad com esta tecnologia, e alguns modelos de Inspiron.

Seu corpo é a sua chave: leitores biométricos

Para aqueles que desejam uma forma única de acessar seus computadores, leitores biométricos podem ser uma ótima solução. Diversos notebooks já vêm com leitores de digitais e é possível instalar programas como o Luxand Blink! para fazer o reconhecimento facial na tela de logon do Windows.

Droga. A webcam não está me reconhecendo!

A vantagem dos leitores biométricos é que você pode utilizar uma senha de acesso “quilométrica” bastante segura para acessar seu computador, caso não consiga acessar seu sistema (seja por um corte de cabelo diferente ou por um esparadrapo em um dedo cortado), mas a entrada facilitada por meio da sua digital ou sua imagem na webcam torna a sua vida mais fácil.

Caso você queira uma solução ainda mais completa para utilização com sua webcam, o FACE é um programa pago que permite adicionar acesso seguro em pastas e ao logon do Windows. É possível até mesmo substituir suas senhas de acesso à internet pela sua imagem, e fazer com que o computador entre em modo de espera se você não estiver na frente dele.

Mas a senha era para ser swordfish. Eu vi no filme que era!

Proteja suas senhas. Sempre!

Programas como o KeePass (gratuito) e o Kaspersky Password Manager (pago) conseguem proteger suas senhas criptografadas de diversos serviços. Desta forma, o usuário precisa memorizar e inserir apenas a senha do programa (que autocompleta formulários de login e senha) para acessar seus sites, mantendo suas informações seguras.

Dados seguros! Agora vamos pegar o ladrão!

O sonho de praticamente qualquer pessoa que tem seu laptop roubado é recuperar seu computador. Embora exista uma pequena chance de que isso aconteça, você pode aumentar a possibilidade utilizando programas de localização instalados em seu sistema.

Há! Eu vou pegar você, maldito. Mas antes eu vou te sacanear um pouco!Softwares com o Lojack e o GadgetTrak (ambos pagos) permitem que o usuário reconheça a posição de um computador quando conectado à internet. Ou seja, se você tiver seu laptop roubado e o ladrão conseguir entrar no seu sistema e conectar-se à internet, você pode passar a informação para a polícia e, possivelmente, recuperar seu notebook.

Existem até mesmo maneiras de acessar a sua webcam remotamente e dar uma boa olhada no rosto do ladrão utilizando seu computador sem que ele saiba de nada.

Vale lembrar que se o intruso resolver formatar seu computador antes de acessar a internet com ele, o software é eliminado do sistema e seus planos de recuperação vão por água abaixo, mas a possibilidade existe (notícia em inglês. Você pode lê-la utilizando um tradutor automático).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.