ProtonMail: email criptografado contra rastreamento da NSA é lançado

1 min de leitura
Imagem de: ProtonMail: email criptografado contra rastreamento da NSA é lançado
Imagem: Valiant Solutions

A ProtonMail é uma empresa fundada em 2013 por cientistas que foram atraídos por uma visão conjunta de uma internet mais segura e privada. Por isso, eles desenvolveram um serviço de email de mesmo nome situado na suíça que oferece encriptação de dados para os seus usuários. Ele estava em fase de testes fechados e se tornou aberto ao público recentemente, por isso você já pode acessá-lo.

Durante a fase BETA, a equipe vai trabalhar na criptografia e em outros protocolos de segurança para tornar o serviço o mais privado e seguro possível.

A ideia por trás do serviço

Desde que Edward Snowden revelou os procedimentos da NSA, ela se tornou foco de piadas e de preocupação geral, já que os dados dos usuários de internet eram acessados e usados sem o seu conhecimento. Foi a partir daí que a pequena equipe de desenvolvedores com membros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), de Harvard e do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) se reuniram e projetaram o Proton Mail.

Por que é tão seguro

O principal motivo se dá no fato da empresa estar estabelecida na Suíça, país onde as leis de privacidade de indivíduos e de empresas são mais fortes. Além disso, o serviço conta com criptografia end-to-end e autenticação dupla necessária para o acesso à conta.

A autenticação e criptografia são segregadas, de modo que o ProtonMail não pode obter os seus dados. Dessa maneira, se você esquecer a sua senha de decodificação, não será possível acessar as suas mensagens. Como a empresa não pode acessar o seu email, ela também é incapaz de responder uma requisição do governo. A equipe afirma que o usuário estará 100% anônimo, não haverá rastreamento de IP e não ocorrerá nenhum log de dados no ProtonMail.

Mesmo o ProtonMail sendo criptografado, você ainda pode enviar e receber mensagens para os seus amigos que usam Gmail ou Yahoo!, por exemplo. Também é possível enviar mensagens criptografadas simetricamente, na qual a outra parte recebe um link para o conteúdo, sendo necessário inserir uma senha pré-configurada para abri-lo.

Outras características interessantes do ProtonMail estão na autodestruição de mensagens, na qual você configura um tempo definido para isso. As contas gratuitas permitem 100 MB de armazenamento e 500 mensagens por mês. No futuro, também haverá novas alternativas de planos pagos com mais espaço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.