Cuidado: sites falsos dão golpe em compra online de ingressos da Copa

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: sites falsos dão golpe em compra online de ingressos da Copa

(Fonte da imagem: Reprodução/FIFA)

A competição entre os fãs de futebol para conseguir ingressos para os jogos da Copa do Mundo deste ano, no Brasil, está gerando uma onda de ataques online contra torcedores. A conclusão é do Departamento de Análise e Segurança do Baidu, companhia internacional de internet.

De acordo com o estudo, mais de 15 tipos de golpes online foram identificados nas últimas quatro semanas explorando recursos de phishing, tipo de fraude em que os usuários são atraídos com promessas, como a oferta de bilhete grátis e prêmios como grandes quantias em dinheiro ou carros, em falsos sites de venda de ingressos para jogos da Copa.

Ao clicar no link malicioso, os internautas são convidados a inserir seu CPF, número de cartão de crédito e código de segurança, além de outras informações privadas. Com estes dados, o scammer consegue clonar os cartões de crédito identificados, causando perda financeira à vítima. O Departamento de Análise e Segurança do Baidu Antivírus também detectou que essas recentes ameaças podem ser espalhadas pela internet por meio de emails fraudulentos.

Sobre os ataques de phishing, os especialistas alertam: há um impacto direto sobre a segurança das contas bancárias com acesso online. Por isso, é importante sempre ativar o recurso de proteção de rede do software de segurança, para evitar este tipo de fraude.

Entre as dicas e métodos mais eficientes para evitar fraudes destaque para:

  • Desconfie de e-mails não solicitados e suspeitos – exclua-os imediatamente.
  • Não clique em links ou abra anexos de e-mails suspeitos.
  • Evite inserir informações privadas (especialmente as informações sobre cartão de crédito) em sites desconhecidos.
  • Mantenha seu software de segurança atualizado e o recurso de proteção total ativo.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.