Estudo mostra que grupo hacker é capaz de roubar 1 TB de dados por dia

1 min de leitura
Imagem de: Estudo mostra que grupo hacker é capaz de roubar 1 TB de dados por dia

Analistas de segurança de uma companhia chamada Cymru, com sede na Flórida, Estados Unidos, liberaram um estudo no qual demonstram terem descoberto um esquema internacional maciço de invasão de computadores e roubo de dados. De acordo com o estudo divulgado, os hackers conseguem roubar mais de 1 terabyte de dados por dia.

Apesar de o diretor da Cymru, Steve Santorelli, não ter divulgado o nome de nenhum dos potenciais suspeitos, ele afirma que um esquema desse tamanho precisa ser apoiado pelo estado para funcionar, caracterizando as ações como um “crime virtual em escala industrial”.

O relatório colocou os Estados Unidos em estado de alerta, já que não é o primeiro estudo desse tipo divulgado nos últimos dias. Outra companhia de segurança, chamada Mandiant, divulgou recentemente que um grupo de cibercriminosos localizados na China conseguiu invadir centenas de computadores de empresas americanas nos últimos anos.

O poder desses hackers é tão grande que o governo americano acredita que a China tem o poder de utilizar a internet para sabotar suprimentos de água, desativar estações de energia e até mesmo prejudicar o sistema financeiro do país.

Servidores potentes a serviço do crime

A equipe da Cymru encontrou evidências de que o grupo hacker utiliza uma rede com 500 servidores dedicados para coletar informações de todo o globo, e que os hackers teriam iniciado os ataques ainda em 2010.

Especialistas em segurança acreditam que esse problema é muito difícil de ser solucionado e que simples barreiras eletrônicas não vão impedir o avanço dos criminosos. O perito em segurança eletrônica Dmitri Alperovitch, da empresa Crowdstrike, acredita que o governo americano deva atacar a China com sanções comerciais e até mesmo a prisão de estrangeiros envolvidos nesses crimes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.