Polícia de Nova York e Microsoft podem ter dado o pontapé para a Skynet

1 min de leitura
Imagem de: Polícia de Nova York e Microsoft podem ter dado o pontapé para a Skynet

Sala de operações do DAS (Fonte da imagem: NY Mag)

A segurança é um dos principais problemas das grandes cidades nos dias de hoje, principalmente nos Estados Unidos, após o 11 de setembro. Pensando nisso, o departamento de polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês) e a Microsoft anunciaram na quarta-feira (8) uma parceria para desenvolver o que está sendo chamado de Domain Awareness System (DAS), ou algo como “Sistema de Reconhecimento de Domínio”.

O DAS é uma “sofisticada solução de tecnologia para a aplicação da lei que consolida e analisa os fluxos de dados existentes de segurança pública em tempo real, fornecendo aos investigadores do NYPD uma visão abrangente das potenciais ameaças e atividades criminais”. Bandidos, corram para as colinas.

Integração completa

Houve um exponencial crescimento nos esforços policiais contra o terrorismo nas duas últimas décadas, e a cidade de Nova York é uma das metrópoles que lideram o desenvolvimento de tecnologias no combate a esse mal. O DAS é uma dessas empreitadas, fruto do trabalho entre o governo da cidade e a Microsoft, que juntas avaliaram como a tecnologia existente era usada e o que eles poderiam fazer para melhorá-la.

Um dos grandes trunfos do DAS é a integração de diversos sistemas que conversam entre si para analisar situações de forma coletiva. Entre esses sistemas estão as mais de três mil câmeras de policiamento espalhadas pela cidade, leitores de placas, sensores de ambiente, bancos de dados policiais (antecedentes criminais pessoais e dados sobre padrões de criminalidade cronológicos e geográficos), mapeamento da cidade em tempo real, entre diversos outros dispositivos.

Segurança para exportação

O governo de Nova York e a Microsoft acreditam que o DAS poderá ser vendido para diversas agências de inteligência e governos que estariam dispostos a pagar pela ferramenta de policiamento e combate ao terrorismo. Caso isso aconteça, a Big Apple ficará com 30% da receita, que será usada para financiar a segurança pública da megalópole.

Seria esse o primeiro passo para a criação de uma Skynet? No filme “O Exterminador do Futuro”, a Skynet era um software de computador baseado no sistema de defesa criado por seres humanos que se revoltou contra a nossa raça.

Alguns nova-iorquinos podem acreditar nessa teoria, mas outros apenas se sentirão mais seguros com a enorme vigilância. E você? Acha tudo isso um exagero ou acredita que quanto mais tecnologia de vigilância, melhor?

Fonte: Governo de Nova York

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.