GM quer usar smartphones para evitar acidentes envolvendo pedestres

1 min de leitura
Imagem de: GM quer usar smartphones para evitar acidentes envolvendo pedestres

(Fonte da imagem: Divulgação/GM)

A GM anunciou na última quinta-feira (26) que está trabalhando em formas de usar a tecnologia Wi-Fi Direct para evitar acidentes de trânsito que envolvam pedestres. Segundo a empresa, a ideia é que smartphones equipados com o recurso enviem um sinal para motoristas alertando sobre a presença de pessoas nas ruas e estradas próximas.

A principal vantagem da tecnologia em relação a outros meios é a velocidade com que ela é capaz de operar. Enquanto um sinal wireless tradicional leva entre 7 a 8 segundos para enviar um alerta, o Wi-Fi Direct realiza o mesmo processo em menos de um segundo. O objetivo da companhia é tornar o recurso um elemento-padrão de seu sistema de segurança para veículos.

Mais segurança para as estradas

A GM também estuda o desenvolvimento de um aplicativo que ajude a identificar ciclistas, pessoas que trabalham em obras e outros indivíduos que usem frequentemente estradas durante seu trabalho. A novidade também poderia ser empregada como uma forma de facilitar a transferência de arquivos, que vão desde músicas de um celular até a obtenção de um endereço por parte de um GPS automotivo.

Segundo a Wi-Fi Alliance, o Wi-Fi Direct é capaz de estabelecer comunicações entre dispositivos localizados até 200 metros um do outro. Até o momento, não há previsão de quando os estudos da montadora devem ter impacto sobre os carros disponíveis no mercado.

Fonte: GM

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.