Cuide dos seus direitos autorais

3 min de leitura
Imagem de: Cuide dos seus direitos autorais

Já dizia o velho ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco” e com toda esta onda sobre preservação dos direitos autorais, não é justo que só você se preocupe em não usar as produções de outras pessoas para não infringir a lei. Com a moda do Twitter, Orkut, Flickr e os Blogs, você pode proteger o que é seu e fazer valer seus direitos de cidadão mesmo no latifúndio de informação que a Internet se formou.

Hoje você vai aprender algumas técnicas para marcar seu território na selva da Internet. Inserir marcas d’água em fotos, bloquear PDFs, não fornecer suas informações pessoais e impedir o famoso Ctrl+C e Ctrl+V no seu blog.

Nada de roubo de cliques

O roubo de imagens na Internet pode ser catastrófico caso elas parem em lugares errados. Casos de abusos contra crianças, uso indevido de imagem e difamação utilizando montagens, são exemplos clássicos do problema. Inserir marcas d´água pode ser uma ótima opção para impedir que suas imagens sejam usadas indevidamente. Programas como: Photo Watermark, Merge, Aoao Photo Editor, Image Converter One ou Photowham, podem ser a saída para o impasse. A seguir, você vai saber como desabilitar a opção para selecionar e copiar textos e imagens.

Tem que liberar, mas não pode deixar de proteger.

Seus textos a sete chaves

Casos de utilização indevida de textos, monografias, dissertações e artigos também são frequentes.  É claro que não há problema em divulgar seu trabalho, mas você pode impedir que aproveitadores lucrem com seus PDFs. Programas como: CC Free PDF Converter, Quick PDF Tools,  e o PDF OwnerGuard Personal  , podem ajudar a bloquear seus arquivos e impedir cópias ilegais. Cuidado com quem está ao seu lado

Esconda-se

Apesar do alarmismo, não fornecer informações pessoais na Internet é a forma mais segura de evitar problemas no mundo real. Você já ouviu falar em falso sequestro? Geralmente pessoas ligam para um número qualquer e começam a ameaçar quem atendeu a ligação dizendo que algum ente da família foi sequestrado. Estas tentativas de extorsão podem ser facilitadas se previamente, os bandidos fizerem uma pesquisa rápida na Internet.

Se entrarem no Orkut, por exemplo, vão ter detalhes suficientes para convencer qualquer pessoa que alguém conhecido foi sequestrado. Portanto, evite colocar fotos da fachada da sua casa ou apartamento, onde estuda ou mora, foto com outras pessoas e marcá-las, pois isso é a mina de ouro para aproveitadores. Para saber mais, acesse o artigo “Mouse ao alto! Isso é um assalto!”.

Nada de Ctrl+C e Ctrl+V

Se você é blogueiro, sabia que é possível bloquear a função copiar/colar? Se você tiver acesso ao HTML da página, basta inserir um script que tudo fica protegido. Tudo o que você precisa é de um script:

Onde inserir o Script

E o acesso ao HTML da página. Vale lembrar que este script desabilita o botão direito do mouse no site, portanto suas imagens também estarão protegidas. Agora que você tem o script, basta abrir o HTML do site e colar. Neste exemplo usamos o serviço Blogger. Abra o HTML e cole logo abaixo do código .  Agora, visualize o blog e faça o teste. Para reverter o comando, basta apagar o script que você inseriu, mas cuidado para não apagar o que não deve.

Serviços legais

Se você quiser monitorar o uso dos seus posts, pode usar o serviço online FairShare. Ele usa o Feed do seu site ou blog e rastreia o conteúdo. Assim que o ladrão inserir o que você escreveu, você vai saber na hora e pode tomar as providências.  Quem está de olho nas cópias ilegais é a Microsoft (será?), e você pode proteger seus documentos produzidos no Office 2007 com o Addin Creative Commons.

É isso aí usuário! Este foi mais um artigo para você ficar ligado nos perigos que a Internet pode trazer para dentro da sua casa e da sua vida. É claro que não é o fim do mundo, mas a precaução é o melhor remédio. Lembra da pimenta?

Confira outros artigos sobre o assunto e evite problemas com seu conteúdo.

Direitos autorais na internet e o comportamento da nova geração

Previna-se das cópias

O que é Abandonware?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.