Saiba se proteger do roubo de contas em jogos RPG

4 min de leitura
Imagem de: Saiba se proteger do roubo de contas em jogos RPG

Imagine que você, fanático por bons jogos MMORPG, acessa sua conta e vê que seu personagem está "pelado". Aquele herói que você tanto batalhou para evoluir em horas e mais horas de jogo. Pois bem, você pode ter sido vítima de uma onda irritante entre jogos online: o roubo de itens. Das duas, uma: ou você será chantageado para reaver a conta ou então terá de se conformar e começar tudo do zero.

O que acontece é que a popularidade desses games é tanta que jogadores experientes e com muitas conquistas viram alvo de malfeitores. Esses malfeitores tentam roubar o que for possível e então vendem os itens em uma espécie de “mercado negro” dos games dos games consequente da prática conhecida como Gold Farming. O motivo dessa cobiça é facilmente compreensível. Imagine o jogo World of Warcraft, por exemplo. A economia virtual do jogo pode ser comparada com países reais.

Nesse artigo você vai ver algumas maneiras que eles utilizam para roubar contas e também vai aprender dicas para não cair em nenhuma armadilha. Então, fanáticos por MMORPGs, atenção!

Gold Farming

Cuidado! Ladrões de ouro querem todas as suas conquistas.Nem todo item de MMORPG comercializado na internet é fruto de roubo de contas. Às vezes é possível obter a moeda de um jogo (chamada de ouro para generalização) através da repetição de mecanismos. Por exemplo, ao matar uma criatura importante várias vezes. Sites chegam a contratar jogadores para explorar games ao máximo para coletar tudo que for possível. Esses itens então são comercializados em sites como se fossem mercadorias e, é claro, não agradam aos desenvolvedores dos jogos nem a muitos jogadores, os quais acham uma prática injusta. Essa prática de coleta repetitiva de itens e venda deles posteriormente é conhecida como Gold Farming.

Quando explorar um jogo e vender o ouro não basta, as contas de vários jogadores viram alvo. De acordo com um porta-voz da Blizzard em uma entrevista ao site EuroGamer, não somente itens específicos, mas uma conta inteira pode ser negociada como um produto.

Há diferentes mecanismos para roubar seus login e senha. Eles são espalhados e agem como vírus, então sua proteção deve ser basicamente a mesma que você tem com qualquer tipo de informação que envolva nome de usuário e senha. São três mecanismos básicos para roubar login e senha em jogos: sites e emails falsos, download e execução de conteúdo não oficial com código malicioso e compartilhamento de informações de conta. Veja como minimizar os riscos em cada um deles.

Antivírus

Vírus roubam a senha de sua conta no seu jogo favorito.Toda proteção de um computador começa com o usuário, passando logo em seguida pelo antivírus. Muitos mecanismos utilizados por ladrões de conta podem ser identificados com um bom programa. Tenha um software de confiança, com atualizações constantes e vasculhe seu computador periodicamente. Leia este artigo sobre como testar o seu antivírus. Caso seu computador tenha sido infectado por qualquer tipo de malware, certifique-se de que a praga foi removida totalmente

Porém, nem sempre é possível barrar uma ameaça. Muitas vezes os perigos se disfarçam como componentes do próprio jogo para ludibriar você a ativar o código malicioso, e aí começa o segundo estágio de proteção:

Conteúdo original

Cracks, arquivos para burlar proteções anticópia e também trapaças (cheats) são pratos cheios para códigos maliciosos. É fato que este tipo de conteúdo é extensamente procurado por muitos jogadores. Logo, sites entopem arquivos deste tipo com malwares. Fique atento, a melhor dica aqui é evitar cracks, cheats e qualquer conteúdo não oficial. Tenha cuidado redobrado com servidores não oficiais também.

Conteúdo não oficial sempre oferece perigo.Muitos jogos oferecem ferramentas próprias para aumentar a segurança. Pesquise no desenvolvedor sobre esses complementos e não deixe de usá-los. A Blizzard (desenvolvedora do World of Warcraft), por exemplo, tem ferramentas de autenticação para minimizar os riscos de roubo de senha e acesso indevido.

Esse tipo de conteúdo é espalhado em sua maioria através de arquivos executáveis. Diante deste tipo de arquivo, redobre a atenção. Aproveite e leia este artigo sobre extensões de arquivos muito perigosas.

Senhas e privacidade

Uma senha forte é essencial.Este é o principal alvo dos malfeitores. Muitos deles tentam descobrir senhas simplesmente no método de tentativa e erro. Logo, senhas óbvias sobre você ou seu personagem podem ser facilmente desvendadas. Crie senhas fortes, com seis caracteres ao menos e tente misturar letras, números e caracteres. Evite armazená-la no navegador ou em arquivos, anote-a em um papel em um lugar seguro, se for o caso.

Evite compartilhar suas informações e evite ainda mais emprestar sua conta. Não quer dizer que até seu amigo é suspeito, mas é como dobrar a exposição de sua conta. Para mais dicas de criação e segurança de senhas, leia este artigo com vários detalhes sobre senhas.

Atualize-se

Fique sempre atento às atualizações dos seus jogos. Malfeitores buscam brechas e falhas para tentar espalhar arquivos maliciosos. As atualizações visam eliminar quaisquer brechas deste tipo. Além de aumentar a segurança, atualizações também disponibilizam novos recursos e corrigem outros problemas.

Mensagens

Malfeitores se passam por funcionários de empresas para entrar em contato com jogadores. Os desenvolvedores afirmam que contatar jogadores via mensageiros instantâneos não é prática comum e, portanto, os jogadores não devem fornecer nenhum tipo de informação, muito menos a senha do login. Outros tipos de contato, via email por exemplo, também exigem cuidados.

Certifique-se do remetente, para começar. O endereço pode ser semelhante a um email oficial do desenvolvedor, mas repare em sutis diferenças. Se uma mensagem pedir a sua senha, é certeza de que se trata de um golpe. Com frequência estas mensagens vão ameaçar banir sua conta caso você não forneça as informações pedidas.

Muitas vezes pode haver links. Atente para eles e repare que as páginas não são oficiais do desenvolvedor. Em último caso, encaminhe o email recebido para um endereço oficial do desenvolvedor para se assegurar.

Exemplo clássico de link malicioso.

Essas foram algumas dicas para você se proteger nos seus MMORPGs favoritos. Lembre-se: é uma senha como qualquer outra e deve ser protegida como tal. Esperamos ter ajudado você, até a próxima e não deixe de participar com seus comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.