HOIC: a nova superarma dos hackers para derrubar sites

1 min de leitura
Imagem de: HOIC: a nova superarma dos hackers para derrubar sites

HOIC: a nova arma do Anonymous para derrubar sites. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Salvo se você esteve longe da internet nos últimos dois anos, você já deve ter ouvido falar bastante no grupo de hackers Anonymous, famoso por atacar sites considerados inimigos da liberdade na internet. As ações do movimento, que conta com uma estrutura não hierarquizada, ou seja, não possui “líderes”, normalmente são rápidas.

Quando julgam necessário, os Anonymous conclamam seus membros a usar um aplicativo bem simples capaz de sobrecarregar uma página e, com isso, tirá-la e mantê-la fora ar — este é o HOIC. O nome do software é uma sigla para High Orbit Ion Cannon e faz referência aos “ion cannons”, canhões de partícula recorrentes em games e filmes de ficção científica.

Brincadeira de criança

O HOIC é uma versão aprimorada e mais fácil de usar do LOIC (Low Orbit Ion Cannon), aplicativo usado anteriormente pelos membros do grupo. A grande diferença entre eles é que se antes era necessário um entendimento básico de linguagem de programação para ajudar a derrubar um site, agora, basta que você consiga clicar um mouse e digitar um endereço da web em um teclado para fazer isso.

O aplicativo pode ser encontrado facilmente em buscas no Google e qualquer um que obter o programa pode começar a realizar ataques de tráfego a uma página da internet. No HOIC, você digita o endereço, seleciona a quantidade de execuções que vai realizar de acordo com a largura de sua banda e pronto, começaram os ataques.

Sem barreiras

Um membro do Anonymous teria relatado ao Gizmodo que o LOIC já estava na mira dos programadores, que criaram firewalls resistentes a ele. O HOIC, contudo, é novo e ainda não encontrou uma barreira criada pelos especialistas em segurança. Ou seja, a arma é poderosa, privada e, até agora, não encontrou um xerife a altura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.