Conheça os riscos das salas de bate-papo na web

2 min de leitura
Imagem de: Conheça os riscos das salas de bate-papo na web

Um dos primeiros métodos de comunicação instantânea da web a fazer sucesso, as salas de bate-papo ainda são usadas por milhões de usuários ao redor do mundo. Prova disso é o fato de ainda existirem inúmeros sites que oferecem este tipo de serviço.

Divididas basicamente por temas e interesses, regiões ou idade dos usuários, estas salas normalmente possuem a credibilidade do fornecedor de tal serviço, logo, se você está acessando um site confiável e ele disponibiliza um chat, dificilmente terá problemas “automáticos”. O único risco ao qual se expõe é aqueles que dependem de você.

Ameaças em uma sala de bate-papo

Cuidado onde clica!Como dito anteriormente, se o site é seguro você não irá pegar um vírus ou qualquer outro malware simplesmente por acessá-lo. Ai qualquer um perguntaria: “mas então quais são as ameaças de uma sala de bate-papo?” Bem, esta questão tem respostas tão simples quanto evitar “cair em armadilhas” nestes sites.

Cuidado onde clica

Na verdade, você é sua única ameaça, pois como os serviços de chat não têm como bloquear o envio de links, o que acabaria por prejudicar os demais usuários, é preciso tomar cuidado com onde você clica.

Para se prevenir de cliques indevidos, ative a barra de status em seu navegador e antes de clicar, posicione o cursor do mouse sobre o link e verifique se o destino indicado na barra é o mesmo para o qual ele deveria levar. Além disso, ficar atento a links que terminam com extensões EXE, algo bastante comum em redes sociais e chats web afora. Não existem imagens neste formato, logo não acredite em mensagens que dizem “Olha que legal nossas fotos” e levam um link com este tipo de extensão.

Existem sites que transformam uma URL longa em uma nova, bem menor, mas que leva ao mesmo destino. Um exemplo disso é o BurnURL, que pode deixar um endereço neste formato “http://burnurl.com/kmO5hu”. Deste modo, fica impossível ter uma idéia do destino final, portanto, evite links assim vindos de desconhecidos.

No geral, é sempre recomendado não sair clicando em qualquer coisa que aparece pela frente. Independente do formato, evite clicar em links desconhecidos, enviados por usuários desconhecidos. É claro que em uma sala de bate-papo existirão inúmeros desconhecidos, porém, um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

Manter o navegador atualizado

Outra ferramenta importante contra qualquer ameaça advinda do acesso a sites em geral (e também os de bate-papo), é manter seu navegador sempre atualizado. Estas atualizações que levam o software da versão 3.0.1 para a 3.0.2, por exemplo, podem parecer inúteis, mas não são. Nelassão corrigidos erros e bugs que deixariam brechas para a ação de códigos nocivos. A última versão do seu navegador é sempre a mais segura a ser utilizada.

E se nada der certo?

Bem, se mesmo com todas estas dicas você, por algum motivo misterioso, ainda for infectado por algo, manter instalado e ativo em sua máquina um bom programa antivírus. Além disso, mantê-lo com sua base de vacinas sempre atualizada também será de grande ajuda. Acesse nossa seção de programas antivírus para baixar algum software para sua proteção.

. . . .

Enfim, navegar na internet é estar exposto constantemente ao risco de ter seu computador infectado. Portanto, estar atento onde clica é o primeiro mandamento de quem quer manter seus dados e informações intactos. De modo geral, os chats de bate-papo permitem somente a utilização de texto, o que evita envio de arquivos entre usuários. Sendo assim, atenção e bom senso só tendem a ajudar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.