Pirataria de Software e Hardware

4 min de leitura
Imagem de: Pirataria de Software e Hardware

A pirataria moderna é caracterizada por todo ato referente à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos seus devidos direitos autorais, de marca e propriedade intelectual ou industrial. Falsificar qualquer tipo de produto ou item, além de usar qualquer marca ou imagem protegida por direitos autorais configura o crime de pirataria.

No Brasil, diversos motivos impulsionam essa prática, em especial pela diferença elevada de preço entre o produto original e o pirata. Costumeiramente encontramos todos os tipos de produtos falsificados para comprar, como roupas, CDs, DVDs e vários outros tipos de mercadoria.

PIRATARIA!

Como a informática revolucionou esta onda

Desde a democratização do uso de computadores e Internet no nosso país convivemos com o avanço e o crescimento contínuo da pirataria em mídia e softwares. É cada vez mais acessível encontrar conteúdos da música, cinema e aplicativos pagos para computador disponibilizados em sites ou compartilhados em programas especialmente desenvolvidos para a tarefa, o que estimula a violação aos direitos autorais.

O uso dos gravadores de CDs e DVDs, que hoje não passam de cem reais em lojas de informática, facilita ainda mais a realização de cópias falsificadas de álbuns e filmes, vendidos por todos os lugares na cidade a preços bem atraentes para quem não pode pagar pelo original. Três lançamentos em DVDs não passam de dez reais em muitos casos. E quem tem o gravador em casa e conexão de banda larga não compra nem dos camelôs, já que é mais fácil e barato fazer tudo sozinho.

Não seria grande exagero dizer que quase todos os usuários domésticos de computadores no Brasil com acesso à Internet já fizeram uso de programas e arquivos protegidos por direitos autorais sem pagar um centavo por isso. Agora, que fatores motivam este tipo de ação? E a culpa, será que é somente das pessoas? Um dos casos que elucida alguns desses problemas é quanto à pirataria de games.

Jogos para computador

Uma das vertentes mais exploradas na pirataria em relação à informática refere-se aos games para PC. Através de comparações de códigos e engenharia reversa, os crackers são capazes de desbloquear os jogos originais, tornando-os acessíveis gratuitamente pela rede.

Um desenvolvedor de jogos que costumeiramente eram pirateados resolveu um dia abrir um questionário em seu site, pedindo a opinião sincera dos gamers quanto aos motivos que os levavam a fazer uso do pirata. Não eram salvos dados pessoais ou informações que pudessem afugentar ou tornar suas opiniões mais levianas.

Os resultados evidentes foram que o preço fica em primeiro lugar. Sugestões dadas foram disponibilizar o download do jogo por um preço menor do que o que seria pago pela mídia, como acontece no STEAM, um verdadeiro sucesso nesse quesito. Muitos gamers simplesmente não julgam justos alguns preços de jogos, e optam pelo pirata.

Outros comentaram  que sentem a falta de versões DEMO mais completas para os games, o que poderia dar uma noção ampla de como o jogo completo é, motivando os jogadores a comprá-los. A qualidade dos jogos também é fundamental neste aspecto.

Alternativas bem sucedidas

Sempre gosto de comentar como alguns jogos podem ser um verdadeiro sucesso com alguns diferenciais interessantes. Um deles é o World of Warcraft, que leva mais de 10 milhões de jogadores a pagarem mensalidades para jogarem nos servidores oficiais todos os meses.

Neste caso, não há saída para a pirataria, já que a qualidade e a funcionalidade do servidor original é muito superior aos piratas, o que leva muitos usuários a optarem por ele. Isso também aconteceu durante muito tempo com o Counter Strike, e até hoje os servidores oficiais, que requerem o jogo original, estão lotados de players do mundo todo.

Vantagens e desvantagens do pirata

A única vantagem aparente do produto ou software pirata em relação ao original é realmente o preço, embora em muitos casos valha o ditado de que o barato sai caro. Já em termos de qualidade, desempenho, funcionalidade, garantia, assistência e diversos outros aspectos fundamentais vale muito mais a pena adquirir um software original, em especial quando se trata de sistemas operacionais e aplicativos especiais para empresas.

E quanto ao hardware?

Embora nós estejamos muito mais acostumados com a pirataria de softwares, os componentes dos computadores também são alvo de ações fraudulentas quanto a essa questão. Os produtos piratas estão em diversas vertentes da informática, mais evidentes em algumas, como pendrives com capacidade adulterada, o que não condiz com a realidade ao plugá-los no computador, por exemplo.

Nos componentes mais complexos do computador pode ocorrer alguns tipos de adulterações de funcionamento, como processadores “overclockados”, ou seja, funcionando acima de sua velocidade padrão, marcados como se fossem um modelo melhor, que deveria atuar nessa velocidade nativamente.

Também há fornecedores de peças que não passaram pelo controle de qualidade de quem as produz, e são vendidas com um valor bem baixo por isso. Em muitos casos, elas são recauchutadas e passadas ao consumidor final como se fossem boas.

Como se prevenir?

A melhor maneira de prevenção na hora de comprar peças ou um computador novo é saber de quem você está adquirindo os componentes. Se a loja está no ramo há um bom tempo, dá garantia de seus produtos e se tem boas indicações são um sinal de que as negociações realizadas por ela são honestas.

Caso você queira conferir se as especificações dos componentes que comprou são exatamente o que deveriam, é muito fácil conferi-las através do EVEREST, um aplicativo muito útil para diagnósticos de hardware. Você pode conferir neste link um guia de uso muito interessante para o aplicativo, facilitando a vida de quem nunca lidou com algo do gênero.

Comente e participe!

Queremos saber a sua opinião sobre o tema, além de experiências pessoais com produtos piratas ou softwares, ajudando a prevenir ou avisar outros usuários do site. O que você pensa sobre a pirataria? Como ela pode ser amenizada ou quem sabe até erradicada? Nós, do Baixaki, contamos com a sua participação em um dos temas mais polêmicos criados no mundo da informática.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.