MSN e antivírus: para sua segurança, faça-os conversarem

2 min de leitura
Imagem de: MSN e antivírus: para sua segurança, faça-os conversarem

Com a quantidade gigantesca de ameaças presentes na internet, deixar seu MSN — ou Windows Live Messenger — desprotegido é extremamente arriscado e pode comprometer não só a segurança do programa, mas também a segurança do seu computador e de todos aqueles que estiverem em sua rede, além de ter o potencial risco de infectar todos os amigos da sua lista.

Trojans, roubo de contas, spam, scam, phishing e mais alguns nomes estranhos podem detonar o seu MSN e causar uma bela dor de cabeça, pois geralmente nem um bom antivírus é capaz de acabar com uma ameaça depois que ela infectou o sistema.

Para evitar que você tenha problemas, a solução mais óbvia é instalar um bom antivírus. Porém, não adianta nada ter um antivírus no computador se você não usá-lo. O propósito deste artigo é mostrar aos usuários do Baixaki uma função que nem todos conhecem, mas que qualquer usuário do MSN deveria saber e configurar.

Protegendo seu MSN e seu PC

1. Abra seu Windows Live Messenger e faça login com sua conta.

2. Clique no botão “Mostrar Menu”, que fica na janela principal, abaixo do botão para abrir sua caixa de e-mail.

Abrindo as opções de configuração.

3. Aponte para “Ferramentas”, depois clique em “Opções”.

Abrindo as opções de configuração.

4. Clique no item “Transferências de Arquivo”.

5. Marque a caixa de seleção “Verificar se há vírus nos arquivos usando” e clique no botão “Procurar”.

Ativando o antivírus.

6. Na tela do Explorer que será aberta, localize o executável do seu antivírus e selecione-o, clicando depois em “Abrir”.

DICA: alguns antivírus podem possui mais de um executável. Para descobrir qual é o correto, abra a janela principal do antivírus que você utiliza e execute o Gerenciador de Tarefas do Windows (CTRL + SHIFT + ESC). Clique na guia “Processos” e localize na lista algum dos nomes de executáveis que foram mostrados pelo Explorer no passo 6.

7. Marque a caixa de seleção “Rejeitar automaticamente a transferência de arquivos inseguros ou desconhecidos”. Assim, sempre que alguém tentar enviar um arquivo executável para você, além de alguns outros que não são reconhecidos, o MSN bloqueará automaticamente.

Melhorando a segurança ainda mais.

8. Por fim, clique no botão "Aplicar" para que as configurações entrem em vigor imediatamente.

Vale a pena deixar o seu Messenger nessas configurações, pois assim você terá um nível maior de proteção contra arquivos mal-intencionados. Também vale reforçar uma dica: links enviados por MSN também estão sendo usados amplamente para difusão de vírus. A melhor maneira de evitá-los é perguntar ao seu contato se o link foi realmente enviado por ele e só clicar depois da confirmação. Se o seu contato nem souber do que você está falando, fuja!

Tem alguma dica de segurança ou conhece algum programa que ajuda a manter os messengers livres de pragas virtuais? A equipe e a comunidade Baixaki adorariam conhecer! Utilize o sistema de comentários para mandar sua sugestão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.