Desfragmentar em modo de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Desfragmentar em modo de segurança

A desfragmentação do sistema em um computador é um processo muito importante para que o Windows funcione de maneira mais rápida. Ao instalarmos os diversos programas, jogos e movermos arquivos dentro do computador, eles geralmente são escritos de forma bagunçada, desordenada.

Deste modo, o computador leva mais tempo para reunir todos os arquivos necessários para rodar um jogo ou programa pesado, por exemplo. Com a desfragmentação, todos esses dados são agrupados de maneira contígua, facilitando a leitura e melhorando o desempenho.

Modo de segurança

Uma boa maneira de realizar a desfragmentação no Windows é pelo modo de segurança. Embora o Vista já realize este processo em plano de fundo no nosso computador, você pode a qualquer momento desfragmentá-lo, acessando Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do Sistema> Desfragmentador de disco.

Ao entrar na função já é possível perceber que ela é automaticamente agendada. No entanto, caso queira desfragmentar o computador a qualquer momento basta clicar em “Desfragmentar Agora...”. O tempo de duração do processo varia de acordo com o tamanho do seu disco rígido e da quantidade de arquivos fragmentados presente nele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.