Hackers teriam encontrado um jeito de baixar filmes em 4K do iTunes

1 min de leitura
Imagem de: Hackers teriam encontrado um jeito de baixar filmes em 4K do iTunes

Fãs de James Bond que vasculham fóruns e sites de torrent em busca de uma cópia de qualidade dos seus filmes tiveram uma grata surpresa recentemente, quando toda a coleção de 24 filmes do agente britânico foi parar na internet em versões em 4K. Esse vazamento levantou a suspeita de que havia sido descoberta uma maneira de baixar ilegalmente filmes distribuídos no iTunes.

Tudo começou há cerca de um mês, como relata o Torrent Freak, quando uma cópia em 4K de “Aquaman” caiu na web. É relativamente fácil achar filmes e séries em Full HD para download, mas serviços que oferecem conteúdo em 4K ainda não tinham tido as suas proteções quebradas a fim de permitir o download ilegal de conteúdos neste formato.

Voltando ao “Aquaman”, na época em que começou a ser distribuído ilegalmente em 4K, apenas o iTunes tinha uma cópia digital do filme neste formato. Assim, começou o rumor de que os hackers encontraram alguma maneira de violar as defesas da loja da Apple, informação que foi confirmada quando a coleção de 24 filmes de James Bond em 4K, exclusiva do iTunes, também caiu na rede.

Sem limites

Os vazamentos do iTunes não se limitam a James Bond e “Aquaman”, com outros títulos em 4K distribuídos pela plataforma circulando na web. Ainda não se sabe qual a brecha explorada pelos hackers para obter acesso aos arquivos, nem se de fato há uma brecha — não se pode descartar a possibilidade de um vazador interno distribuindo versões desprotegidas dos arquivos, por mais que isso pareça improvável.

Fato é que a luta dos donos de direitos autorais contra a pirataria é algo que provavelmente nunca acabará, com os hackers sempre encontrando um jeito de driblar todas as defesas a fim de levar cópias digitais de filmes, séries e músicas para a web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.