Memes no Twitter com código secreto ajudam malware a infectar vítimas

1 min de leitura
Imagem de: Memes no Twitter com código secreto ajudam malware a infectar vítimas

Pesquisadores da Trend Micro descobriram um novo tipo de malware que recebe instruções por meio de códigos embutidos em memes compartilhados no Twitter, segundo o ThreadPost.

Apesar de parecer algo sofisticado, os pesquisadores indicam que tudo é muito simples: o meme contém um trojan de acesso remoto (RAT) apenas instruído de uma maneira nova, por meio esteganografia — estudo e uso de técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra. “O primeiro passo é infectar um PC com o RAT (TROJAN.MSIL.BERBOMTHUM.AA). Depois disso, o malware recebe comandos de uma conta no Twitter para ser controlado pelo atacante”, explica o Threadpost.

O malware tinha a capacidade de controlar remotamente um computador

A Trend Micro ainda diz que os memes possuem “um comando embutido que é analisado pelo malware após o download da imagem maliciosa na máquina da vítima”. Após a descoberta, o Twitter retirou a conta que realizava os ataques do ar. Além disso, que foram encontrados apenas dois tweets com memes infectados.

“Essa nova ameaça é notável porque os comandos do malware são recebidos por meio de um serviço legítimo (que também é uma plataforma de rede social popular), além de empregar o uso de memes maliciosos que não podem ser removidos a menos que a conta maliciosa do Twitter seja desativada”, complementaram os pesquisadores.

  • Apesar de a conta no Twitter ter sido removida, os autores dos ataques nOão forem identificados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.