Brasil é o país que mais sofre com ligações de spam no mundo

1 min de leitura
Imagem de: Brasil é o país que mais sofre com ligações de spam no mundo

O Brasil se tornou o país que mais sofre com ligações de spam realizadas por empresas de telemarketing em todo o mundo. Segundo dados da Truecaller, a Índia foi ultrapassada por uma avalanche: o Brasil teve um aumento de 81% nas ligações de spam em 2018.

A Truecaller afirma que as operadoras telefônicas são as maiores “spammers” do Brasil, realizando cerca de 33% das ligações indesejadas. Normalmente, elas são feitas no intuito de oferecer pacotes especiais para os clientes.

Os brasileiros receberam 37,5 chamadas de spam mensalmente em média, mais de 1 por dia

Quando falamos sobre chamadas de telemarketing, isso significa 36% de todas as ligações de spam registradas pela Truecaller. Um aumento brutal: esse número era de 12% em 2017.

“A tendência mais alarmante que vimos é que houve um aumento de chamadas fraudulentas: aumentando de 1% (ano passado) para 20% neste ano! Golpes típicos incluem fraudadores que fingem cobrar dinheiro por motivos ilegítimos (por exemplo, alguém que liga para você e diz que sua eletricidade está prestes a ser desligada e você precisa transferir dinheiro imediatamente); outro golpe de tendência é o de um anel (um número desconhecido, geralmente internacional, dá a você uma ligação perdida e, quando você liga de volta, recebe uma alta taxa por chamar esse número”, comenta a Truecaller. “Outro grande problema de chamadas de spam que o Brasil está enfrentando são as incômodas (10%). Esses são tipos mais gerais de ligações indesejadas e não solicitadas, que são uma perturbação para os usuários: de trotes a assédio e falsas chamadas de sequestro”.

truecallerGráfico

De acordo com a empresa, o aplicativo responsável contabilizou que os brasileiros receberam 37,5 chamadas de spam mensalmente em média, mais de 1 por dia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.