Identificados 1 milhão de ataques usando Nubank durante os últimos 30 dias

1 min de leitura
Imagem de: Identificados 1 milhão de ataques usando Nubank durante os últimos 30 dias

O laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, dfndr lab, detectou seis golpes diferentes que utilizavam o nome da instituição bancária Nubank durante os últimos 30 dias. O mais preocupante disso é outro dado: o laboratório identificou quase 1 milhão de detecções de ciberataques por meio destes golpes.

os cibercriminosos sempre se aproveitam de marcas reconhecidas e desejadas para utilizá-las como isca

“No total, foram quase um milhão de detecções de ciberataques que oferecem supostos convites com ‘aprovação imediata e sem consulta ao SPC’ para adquirir um cartão de crédito da empresa”, diz o dfndr. Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a responder perguntas sobre a empresa e, ao final, compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do WhatsApp para ter acesso ao suposto cartão de crédito prometido. Após o processo, o usuário é redirecionado para páginas de outros golpes ou para sites com publicidade enganosa que o incentiva a baixar aplicativos de fontes desconhecidas. Estes, podem conter malwares e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

Segundo Emilio Simoni, diretor do laboratório, “os cibercriminosos sempre se aproveitam de marcas reconhecidas e desejadas para utilizá-las como isca. O objetivo é sempre motivar as pessoas a agir pelo impulso de conseguir alguma vantagem e, assim, adquirir um produto ou serviço que deseja. É muito importante, portanto, se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe”.

Por isso, sempre busque fontes oficiais e desconfie de propagandas muito vantajosas na internet — até em redes sociais.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.