TSE e Polícia Federal apuram ataque hacker à Justiça Eleitoral

1 min de leitura
Imagem de: TSE e Polícia Federal apuram ataque hacker à Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou o caso da suposta invasão hacker e vazamento de informações confidenciais da Justiça Eleitoral à Polícia Federal nesta sexta-feira (9). Além do inquérito aberto, no âmbito interno do Tribunal, o TSE instaurou uma sindicância para apurar os fatos.

Polícia Federal investiga o caso, e TSE apura internamente a questão

Na noite da última quarta-feira (7), o TecMundo publicou documentos obtidos que provariam um suposto acesso não autorizado ao sistema GEDAI-UE da urna eletrônica, que teve o código do sistema de carga do software vazado durante a semana anterior ao segundo turno das eleições presidenciais, que ocorreu no dia 28 de outubro. Além do vazamento não autorizado, hackers alegaram que tiveram sucesso ao entrar na intranet do TSE e obter informações privilegiadas e confidenciais, como troca de emails, envio de senhas para juízes, credenciais de acesso etc.

  • Segundo o G1, a investigação foi pedida na última terça-feira (6) pela presidente da Corte, Rosa Weber, depois que o TSE recebeu e-mail do TecMundo

O TecMundo recebeu os documentos por meio de duas fontes anônimas em outubro. Após análise interna, os arquivos completos foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral para autenticação — e, agora, foi aberto inquérito na Polícia Federal para apurar os fatos.

De acordo com o pessoal do JOTA, ao ser questionado sobre o fato nesta semana, o TSE conferiu os dados e confirmou que, realmente, pessoas de fora da Corte podem ter tido acesso a informações sobre os equipamentos que o TSE mantém sob segredo.

  • Vale notar que os invasores não tiveram acesso ao módulo do sigilo do voto: isso significa que não foi possível acessar a parte do sistema que exibe os votos dos eleitores. Além disso, o código do GEDAI é "público": após a assinatura de um termo de sigilo, partidos, MP e OAB, por exemplo, podem pedir o acesso.

O GEDAI-UE foi o principal módulo que os hackers acessaram. Segundo o TSE, ele é um gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna, que fornece às equipes dos cartórios eleitorais e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) o suporte de software necessário à carga das urnas eletrônicas. É o sistema responsável por gerar as flashes de carga, de votação e mídias para a urna, além de receber e enviar as correspondências para os TREs.

Como fazer denúncias ao TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.