Backups do WhatsApp não ocuparão espaço, mas Google poderá acessá-los

1 min de leitura
Imagem de: Backups do WhatsApp não ocuparão espaço, mas Google poderá acessá-los

Noticiamos por aqui há quase duas semanas que a Google deve oferecer em breve o backup sem consumo de memória para suas conversas do WhatsApp. Ou seja, você poderá realizar uma cópia de todo o seu conteúdo compartilhado no mensageiro sem que isso consuma seu armazenamento na nuvem Google Drive. Isso é especialmente bom para quem usa contas gratuitas com capacidade para até 15 GB, mas própria companhia de Mountain View alerta: esse arquivo não terá a mesma encriptação de ponta a ponta.

Quem flagrou essa cláusula nas regras sobre o novo serviço foi o The Economic Times. O documento online deixa bem claro que “as mídias e mensagens nos backups do Google Drive não são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp”.

Isso não quer dizer que o material estará desprotegido, à mercê de hackers, mas que você não terá o mesmo nível de segurança e privacidade que o WhatsApp oferece. Na verdade, a maior questão por aqui não diz respeito à segurança, e sim à privacidade, pois dessa forma a própria Google teria acesso a tudo o que estiver armazenado.

whatsapp

Ainda que fique implícito a não violação desses dados por parte da Gigante das Buscas, isso não a impede de acessá-los para os mais diversos fins. Por enquanto, a empresa não comentou essa questão. A gravação das duplicatas de segurança sem uso de memória do Google Drive deve começar no dia 12 de novembro e deve ser feita manualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.