Apps falsos de Fortnite para Android estão espalhando malwares em celulares

2 min de leitura
Imagem de: Apps falsos de Fortnite para Android estão espalhando malwares em celulares

Fortnite é a sensação do momento! O jogo, que é considerado atualmente o game mais popular do mundo, foi lançado para iOS e já pode ser baixado em alguns dispositivos com Android. O problema é que a Epic Games, produtora do título, optou por não disponibilizar o app na Google Play Store, obrigado os interessados a baixarem Fortnite diretamente da web.

A Epic Games optou por disponibilizar Fortnite em seu site oficial para não precisar pagar os 30% cobrados pela Google de todos os aplicativos encontrados em sua loja online

O problema é que isso já gerou inúmeros sites falsos que afirmam disponibilizar Fortnite, mas que na verdade instalam malwares nos smartphones. Quem utiliza Android sabe que para instalar qualquer aplicativo por fora da Play Store é necessário acessar as configurações de segurança do aparelho e permitir a aceitação de programas vindos de fontes desconhecidas. E é aí que mora o perigo.

A Epic Games optou por disponibilizar Fortnite em seu site oficial para não precisar pagar os 30% cobrados pela Google de todos os aplicativos encontrados em sua loja online. No caso do iOS não há opção: ou você libera o game na App Store ou não há outra maneira de baixar o game. Estima-se que Fortnite receba cerca de US$ 2 milhões diariamente apenas na loja da Apple. Imagine a economia que evitar pagar esses 30% representa para a empresa.

Sistema de segurança

A Play Store pode ter suas falhas, mas possui sistemas de segurança satisfatórios para impedir que usuários instalem coisas erradas em seus dispositivos. Trabalhar fora dela é ainda mais arriscado: qualquer site pode se passar por uma “fonte oficial” onde você pode baixar arquivos e instalá-los em seu celular como se fosse o jogo. E foi isso que afetou muita gente até o momento.

Os aplicativos parecem exatamente como o app real e, muitas vezes, se comportam exatamente como a versão oficial

“Encontramos muitos exemplos de aplicativos que foram manipulados para fornecer conteúdo hostil, como cavalos de Troia de acesso remoto, cavalos de Troia bancários, software criptográfico e outros softwares maliciosos”, diz Dan Wiley, chefe de resposta a incidentes da Check Point, empresa de segurança que rastreia ameaças móveis. “Os aplicativos parecem exatamente como o app real e, muitas vezes, se comportam exatamente como a versão oficial”.

Caso você deseja baixar Fortnite para Android, faça o download do app apenas no site oficial da Epic Games – é a única fonte 100% segura para você acessar o jogo sem correr o risco de instalar malwares em seu celular.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.