Facebook: grupos fechados não exibem mais lista de membros publicamente

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: grupos fechados não exibem mais lista de membros publicamente
Imagem: bt

Depois de receber críticas por “expor” um grupo mulheres com risco de câncer de mama, o Facebook resolveu mudar suas políticas de privacidade para grupos fechados dentro da rede social. Até então, não era possível ver as discussões e postagens de grupos fechados sem ser um participante, mas a lista de membros sempre foi pública. Agora, somente o título e a descrição do grupo serão exibidos para pessoas de fora.

O Facebook já contava com outra opção chamada “Grupo Secreto”, que impedia usuários não participantes de ver a lista de membros desse grupo, mas essa configuração também impedia que esse tipo de grupo fosse encontrado em motores de busca como o Google.

O fato de a lista de membros ser pública expunha as participantes, claramente indicando que elas tinham ou podiam ter câncer de mama

E foi justamente esse o impasse que o grupo chamado “BRCA Sisterhood” teve que enfrentar. O coletivo servia como grupo de apoio e discussão sobre o gene BRCA, que, quando presente no código genético de mulheres, aumenta drasticamente as chances de câncer de mama. Elas não poderiam usar um grupo secreto, pois o objetivo era justamente estar acessível para mulheres que sofriam da mesma condição. Só que o fato de a lista de membros ser pública expunha as participantes, claramente indicando que elas tinham ou podiam ter câncer de mama.

O BRCA Sisterhood só ficou ciente do problema quando uma das participantes descobriu uma extensão para Chrome que era capaz de extrair toda a lista de participantes junto com alguns dados pessoais básicos em uma tabela com poucos cliques.

Falha ou função?

Na época em que a polêmica sobre isso começou, o Facebook não admitia que isso era um problema de privacidade, mas sim uma característica dos grupos fechados. E, de fato, eles sempre foram assim. Acontece que ainda não havia acontecido algo desse tipo que se tornasse polêmico o suficiente para que a rede social percebesse que era necessário fazer mudanças.

Em um comentário oficial enviado ao The Verge, o Facebook confirmou que fez a mudança nos grupos fechados, mas a empresa não tornou essa nova característica algo público, mesmo tendo tido algumas oportunidades de anunciar isso, junto com algumas outras mudanças que a empresa tornou públicas desde junho.

Seja como for, é seguro afirmar que os grupos fechados agora não exibem mais a lista de membros para pessoas não participantes, mesmo mantendo a possibilidade de serem encontrados em buscadores como o Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.