Criminosos enviam 'plano de saúde grátis' da Unimed pelo WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Criminosos enviam 'plano de saúde grátis' da Unimed pelo WhatsApp

Uma nova semana, um novo golpe de phishing rodando na praça. Se você receber qualquer tipo de mensagem sobre uma promoção "plano de saúde gratuito" da Unimed, saiba que é um golpe de phishing, de acordo com Fabio Assolini, analista da Kaspersky.

Evite clicar em links de correntes e links enviados por desconhecidos

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

"O desespero e a criatividade desses golpistas de WhatsApp vai longe. Dessa vez estão oferecendo "plano de saúde gratuito" por 1 ano em nome da @unimeddobrasil", twettou Assolini.

Como você pode ver nas imagens, ao clicar no link enviado por WhatsApp, a vítima é redirecionada para um site falso. Acompanhe:

  • Para promoções e cupons grátis enviados por WhatsApp, se você ficar interessado, a dica é: sempre cheque nas páginas oficiais da empresa se existe tal promoção. Evite clicar em links de correntes e links enviados por desconhecidos.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.