Cuidado: 'golpe do Burguer King' oferece cupons falsos

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: 'golpe do Burguer King' oferece cupons falsos

O WhatsApp está se tornando um dos principais canais de phishing no Brasil. Dessa vez, criminosos estão espalhando um golpe que utiliza a imagem da rede de fast food Burguer King para enviar cupons falsos — vale notar que o golpe é uma retomada, já que a mesma ação aconteceu há uns meses. No caso, a vítima precisa se registrar em um site falso para ganhar um cupom de R$ 50.

"Após clicar no link que está sendo compartilhado, a vítima é levada para uma página onde é informada sobre a participação em uma promoção para concorrer a um cupom promocional. Ao clicar em OK, a vítima acessa a página principal do golpe, onde participa de uma simulação de pesquisa", detalham os pesquisadores da ESET. "Independentemente das respostas selecionadas, a página apresenta à vítima um prêmio que supostamente deve ser resgatado após o compartilhamento da mensagem, nesse caso para 30 amigos/grupos".

Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis

Na parte final do golpe, o usuário é levado para uma página falsa. Por lá, anúncios comuns são exibidos no iframe, o que gera renda aos cibercriminosos. "Uma outra característica do golpe é que sempre que um acesso é realizado, verifica-se a orientação e o tamanho da tela. A intenção é fazer com que os acessos realizados via computador sejam redirecionados para a instalação de uma extensão de Chrome", disse a ESET. A instalação, no caso, pode ser usada para engenharia social.

BKBurguer King

As dicas para não cair neste tipo de golpe são as seguintes:

  • Use uma solução de segurança para bloquear aplicativos e sites maliciosos
  • Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos
  • Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis
  • Não instale aplicativos de fontes não oficiais
  • Não compartilhe mensagens suspeitas com outros usuários
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.